Eliminação na Série D adia metas da Portuguesa

Por: Pedro César Lélis
2 meses atrás em 12 de agosto de 2025
Divulgação Portuguesa


A eliminação da Portuguesa na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro alterou de forma drástica o planejamento traçado pela SAF e apresentado à torcida em novembro do ano passado. A diretoria projetava que, em 2026, o clube estaria no Paulistão Série A1, avançaria até a segunda fase da Copa do Brasil e disputaria a Série C.


Dois desses objetivos já ficaram pelo caminho. Sem conquistar vaga na Copa do Brasil pelo Campeonato Paulista e optando por não participar da Copa Paulista — torneio que também oferece classificação para a competição nacional —, a Lusa ficou sem alternativas para chegar ao torneio mata-mata.


A derrota para o Mixto-MT, que decretou a saída precoce na Série D, também frustrou a meta de acesso à Série C. Assim, em 2026, o clube voltará a disputar a quarta divisão nacional, adiando o cronograma de crescimento que a nova administração havia estabelecido.


O projeto apresentado no fim de 2024 previa um cenário de ascensão rápida, com presença firme na elite estadual, desempenho consistente na Copa do Brasil e luta por vaga na terceira divisão. Com a nova realidade, a diretoria precisará recalcular estratégias e reconquistar a confiança da torcida para as próximas temporadas.