Companheiro de Neymar e Ganso nas categorias de base do Santos, José Carlos Tolofo Júnior, o Alemão, teve sua primeira oportunidade como treinador pelo Monte Azul e aproveitou de maneira incrível, conquistando o título da Copa Paulista pelo Azulão com apenas quatro partidas no comando do elenco.
Enquanto ainda atuava como jogador, no ano passado, Alemão concluiu o curso do Programa de Qualificação de Profissionais de Futebol e recebeu a Licença B de treinadores da CBF.
Ver essa foto no Instagram
Aos 35 anos, assumiu o Monte Azul para substituir o técnico Silvinho Canuto, demitido por discordâncias internas com a diretoria, no meio do mata-mata. A mudança de comando entre as quartas e a semifinal do torneio gerou muita polêmica e críticas contra a instituição. No entanto, o resultado fala por si.
Quando assumiu o time, Alemão comentou:
– É uma oportunidade que chegou até mim. Não é fácil. Sei da missão que eu e todo grupo, toda diretoria, presidente, vamos ter. Mas estamos aqui preparados para fazer história, ir para final e dar alegria ao torcedor.
Em sua campanha pelo AMA, o treinador teve aproximadamente 58% de aproveitamento em 4 jogos. Foram duas vitórias, um empate e uma derrota. O único revés veio no jogo de ida da final, contra a Votuporanguense, por 1 a 0. Com o mesmo resultado a favor na partida de volta, a decisão foi aos pênaltis, com triunfo do Monte Azul.
O clube deve renovar o contrato com Alemão para a Série A3 do Paulistão em 2025.