Titular na maior parte dos jogos do Santos na Série B, Otero entrou em boa fase e ajudou o Peixe na boa sequência. Contudo, ele ainda tem o futuro incerto no Alvinegro Praiano, visto que o contrato vai até o fim desta temporada. Dessa forma, ele pode deixar o clube após o fim do Brasileiro, sem qualquer lucro para o clube. O venezuelano, inclusive, já pode assinar um pré-contrato contra qualquer equipe do mundo.
São 32 jogos do meia-atacante na temporada, sendo parte no Paulista e parte na Série B. Nessas atuações, ele participou de oito gols, com quatro tentos e quatro assistências. Apesar dos números considerados bons, ele passou por uma seca no início da competição nacional. Esse baixo desempenho promoveu a saída dele do time titular, pegando jogos no banco de reservas. Essa vaga foi tomada por Pedrinho, que saiu dos titulares após problema físico.
Após retomar a titularidade, jogando na meia-esquerda, ele fez um gol de falta e vem colaborando de forma positiva em todas as bolas paradas. Além de assistência, elas também criaram chances, como no gol do Giuliano contra o Coritiba.
Ele continuará como titular no próximo compromisso do Santos. A partida acontece nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, diante do Sport, na Vila Belmiro. É a primeira vez que as equipes, tradicionais na primeira divisão, se encontram na Série B.