O Botafogo-SP sofreu uma derrota, de virada, para o Avaí por 3 a 1, na noite desta segunda-feira (18), em partida válida pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto.
Ambos os times entraram em campo apenas para cumprir tabela. O Botafogo-SP abriu o placar com Emerson Negueba e chegou a ter um gol anulado, mas viu o Avaí virar o jogo no segundo tempo com gols de Vágner Love, João Paulo e Garcez.
No entanto, com o resultado, o time de Ribeirão Preto encerra a Série B como o pior mandante da competição, somando apenas cinco vitórias em 19 jogos em casa. Livre do rebaixamento, o Tricolor ocupa a 16ª posição com 42 pontos.
O Avaí, por sua vez, ganha posições e encerra a penúltima rodada subindo para a 11ª colocação, com 50 pontos.
Primeiro tempo
Os primeiros dez minutos foram de estudo, com poucas oportunidades criadas. O Botafogo-SP conseguiu avançar mais, mas sem grandes dificuldades para a defesa do Avaí.
As melhores chances iniciais foram do Avaí. Aos 16 minutos, Vágner Love finalizou por cima do gol, e logo em seguida, Rodrigo Santos obrigou o goleiro Victor Souza a fazer uma defesa segura.
A primeira finalização no gol do Pantera veio apenas aos 33 minutos. Sem conseguir explorar espaços na defesa adversária, João Costa arriscou de longe, mas o goleiro César Augusto defendeu com tranquilidade. Mesmo com menos chances criadas, aos 36, o Botafogo-SP abriu o placar com Emerson Negueba, aproveitando uma sobra na pequena área.
O time ainda teve a chance de ampliar aos 44 minutos, mas Jean Victor, em contra-ataque, finalizou para fora.
Segundo tempo
O segundo tempo começou de forma semelhante, sem muitas jogadas perigosas. Aos 12 minutos, o Botafogo-SP chegou a marcar o segundo gol com Douglas Baggio, mas a arbitragem anulou devido ao domínio com a mão dentro da área.
Pouco depois, o Avaí empatou com Vágner Love, aproveitando um rebote após cobrança de escanteio que acertou a trave. Aos 19 minutos, o Botafogo-SP tentou responder com Carlos Manuel, que chutou de fora da área, mas César Augusto fez mais uma defesa segura.
Com o passar do tempo, o Avaí passou a dominar as ações e criar mais chances. Aos 43 minutos, João Paulo marcou o segundo gol. E nos acréscimos, aos 48, Garcez selou a vitória do Leão ao acertar o canto e fazer o terceiro gol.
Escalações
Botafogo-SP: Victor Souza; Ericson, Raphael e Bernardo Schappo; Negueba (Toró), Carlos Manuel, Bochecha (Sabit), João Costa (Thalles) e Jean Victor; Douglas Baggio (Victor Andrade) e Alexandre Jesus (Filippe Soutto). Técnico: Márcio Zanardi.
Avaí: César Augusto; Marcos Vinícius, Tiago Pagnussat, Jonathan Costa (Gustavo Vilar) e Mário Sérgio; Willian Maranhão (Ronaldo Henrique), Rodrigo Santos, Pedro Castro (Garcez), Hygor, Gaspar (Pottker) e Vagner Love (João Paulo). Técnico: Enderson Moreira.