Em clima de clássico, confira o retrospecto do “Come-Fogo”

Foto: Rafael Alves/ComercialSP
O famoso clássico Come-Fogo, com suas 173 edições, é um dos confrontos mais tradicionais e importantes do futebol de São Paulo. O duelo entre Botafogo-SP e o Comercial acontece novamente nesta quarta-feira, 2, pela Copa Paulista de 2025.
Histórico do clássico
O nome “Come-Fogo” surgiu em 9 de novembro de 1954, quando o jornalista Lúcio Mendes escreveu no jornal Diário da Manhã que os jogos entre os dois maiores times da cidade eram tão acirrados que mereciam ser chamados de “Come-Fogo”. Historicamente, o Botafogo tem um desempenho superior: são 64 vitórias contra 49 do Comercial, além de 60 empates. O Tricolor Paulista marcou 224 gols, enquanto o Leão do Norte balançou as redes 212 vezes.
Em relação às maiores sequências invictas, o Botafogo ostenta a mais longa, com 17 jogos sem perder entre 13 de novembro de 1966 e 6 de fevereiro de 1972. O Comercial, por sua vez, teve sua maior série invicta entre 1º de agosto de 1920 e 16 de agosto de 1931, totalizando 12 jogos.
A última edição do clássico ocorreu em 12 de agosto de 2023, no estádio Palma Travassos, terminando em 0 a 0 pela Copa Paulista de 2024. Já o Come-Fogo de número 172, disputado em 9 de julho do mesmo ano também pela Copa Paulista, entrou para a história como o primeiro com torcida única, no estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, com vitória do Botafogo por 4 a 1.
Preparação para o próximo duelo
O Leão do Norte ainda não perdeu na Copa Paulista, e vive grande momento de recuperação após o rebaixamento para o Paulistão A4. Já o Botafogo, utiliza o seu time B para a disputa do torneio, dando foco principal ao Brasileirão Série B, e ainda não conseguiu vencer nas primeiras duas partidas, tendo sido derrotado pela Inter de Limeira e o empatado com o União São João.
Ambas as equipes já estão na fase final da preparação para o próximo duelo, que acontece nesta quarta-feira, 2, ás 19h (de Brasília), no Estádio Palma Travassos, com mando do Comercial, que terá a presença apenas de sua torcida nas arquibancadas.