Brusque e Guarani se enfrentaram na manhã deste domingo, dia 17 de novembro, pela penúltima rodada da Série B do Brasileiro. Ambos os times entraram rebaixados, portanto, o jogo valia apenas a decisão de quem poderia terminar o campeonato como lanterna. O Bugre não conseguiu ser efetivo fora de casa e acabou sendo derrotado por 2 a 1, no Estádio Augusto Bauer.
Primeiro tempo
O Guarani foi quem tentou abrir o placar primeiro, mas foram os donos da casa que inauguraram o placar. A defesa bugrina afastou o lance, mas Rodrigo Potiguar teve felicidade em uma finalização forte, que foi quase no ângulo de Fred Conte. Aos 6 minutos de jogo, 1 a 0 para o Brusque.
Como de praxe com duas equipes rebaixadas, foram algumas tentativas de balançar as redes, mas nenhuma que tenha sido efetiva. A mais perigosa aconteceu com Luan Dias, que roubou a bola na intermediária e tentou chutar. Porém, a finalização passou raspando a trave, mantendo o zero no placar.
No fim do primeiro tempo, Caio Dantas tentou igualar a partida e subir no ranking de artilheiros da Série B. Porém, o goleiro Matheus Nogueira fez a defesa e garantiu o placar a favor do Brusque na ida para o intervalo.
Segundo tempo
Assim como na etapa inicial, o Bugre iniciou a segunda metade melhor, mas não conseguiu marcar. Com as substituições feitas no intervalo, o Guarani chegou com perigo em lance envolvendo Pacheco, e novamente parou em Matheus Nogueira.
Quem marcou gol foi o Brusque. A equipe quadricolor fez boa jogada com Diego Tavares, que driblou, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Diego Mathias apareceu sozinho dentro da área e apenas empurrou a bola para dentro do gol. 2 a 0 para o time da casa com 23 minutos de segundo tempo.
O jogo ficou ameno após o segundo gol do Brusque, por conta do calor e do gramado sintético, que potencializa a temperatura nos pés dos jogadores. Com isso poucas chances foram criadas até o fim do jogo, mas o Guarani conseguiu diminuir o placar com um jogador das categorias de base.
Léo Porfírio, em seu primeiro jogo pelo profissional do Guarani, recebeu a bola após cruzamento e bateu colocado, deixando o placar final em 2 a 1 para o Brusque.
Escalações
Brusque: Matheus Nogueira; Gabriel Pinheiro, Ianson (Gabriel Lima), Éverton Alemão e Marcelo (Jhan Pool); Rodolfo Potiguar, Marcos Serrato e Agustin Gonzalez (Diego Tavares); Diego Mathias, Keké (Dionísio) e Pollero (Guilherme Queiroz). Técnico: Marcelo Cabo.
Guarani: Fred Conte; Yan (Pacheco), Heitor (João Marcelo), Matheus Salustiano,Lucas Adell e Jefferson (Emerson); Pierre (Gabriel Bispo), Anderson Leite e Marlon (Léo Porfírio); Luan Dias e Caio Dantas. Técnico: Allan Aal.