Em jogo acirrado, Palmeiras é derrotado pelo Bahia

O Verdão tinha chance de assumir a liderança do Brasileirão, mas saiu sem pontuar de Salvador

Por: Vinícios Cotrim
1 semana atrás em 28 de setembro de 2025
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia


Na tarde deste domingo, 28, o Palmeiras foi até Salvador enfrentar o Bahia pela 25ª rodada do Brasileiro Série A. Depois de se classificar para a semifinal da Libertadores, o Verdão chegou com o time titular, mas viu o Tricolor de Aço ditar o ritmo e vencer o duelo por 1 a 0.


Escalações


Bahia: Ronaldo, Gilberto, Gabriel Xavier, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Rodrigo Nestor (Michel Araújo), Everton Ribeiro; Kayky (Ademir), Willian José (Tiago) e Sanabria (Zé Guilherme). Técnico: Rogério Ceni.


Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jefté); Emiliano Martínez, Lucas Evangelista (Aníbal Moreno), Felipe Anderson (Ramón Sosa) e Andreas Pereira (Allan); Flaco López e Vitor Roque (Facundo Torres). Técnico: Abel Ferreira.


Primeiro tempo


O primeiro tempo da partida terminou com o Bahia ditando o ritmo ao controlar a posse de bola, enquanto o Palmeiras adotou uma estratégia de marcação agressiva e forte combate. Isso resultou em 12 faltas cometidas pelo alviverde, o triplo das infrações do adversário.


Apesar dos estilos de jogo contrastantes, o equilíbrio marcou as ações ofensivas: ambas as equipes finalizaram 5 vezes no total, com 2 chutes a gol para cada lado. A abordagem mais física do Palmeiras teve um preço, com um cartão amarelo e duas substituições forçadas na primeira etapa devido a problemas físicos dos jogadores.


Perto do intervalo, o atacante Flaco López teve a melhor oportunidade para abrir o placar para o Palmeiras, mas sua finalização saiu pela linha de fundo. López se destacou no ataque palmeirense, sendo o jogador que mais arriscou no período, com 3 tentativas. No entanto, apenas uma dessas tentativas foi na direção da meta.




Segundo tempo


A etapa final seguiu pegada fisicamente, com o Bahia pressionando com a bola desde o início. Com ambos os times em busca da vitória, os técnicos fizeram mudanças no meio-campo, mas o foi o Tricolor que conseguiu balançar as redes.


Aos 32 minutos, o meia-atacante Ademir recebeu lançamento do goleiro Ronaldo e foi para cima da defesa adversária. Ele cortou para o pé direito, bateu cruzado, e superou Weverton para abrir o placar para os donos da casa.


O Palmeiras tentou empatar logo em seguida, com Moreno, mas Ronaldo defendeu e tirou a chance do Verdão abrir o placar. Com a pressão alviverde, o Bahia recompôs a defesa em busca de manter a vitória até o apito final.


Próximo compromisso


A próxima partida do Verdão acontece neste meio de semana, diante do Vasco, pela 26ª rodada do Brasileirão. A bola no gramado do Allianz Parques, quarta-feira, a partir das 19h30 (de Brasília).