Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Em jogo nervoso, Corinthians e Vasco empatam na ida da final

Nenhum dos times conseguiu se impor e o primeiro jogo do confronto terminou empatado sem gols em Itaquera

Por: Vinícios Cotrim
5 horas atrás em 17 de dezembro de 2025
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Na noite desta quarta-feira, 17, o Corinthians recebeu o Vasco da Gama pelo primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil. A bola rolou no gramado da Neo Química Arena, que contou com mais de 47 mil presentes. Apesar da festa pré-jogo e muita disputa física, o placar se manteve no 0 a 0.

Com o empate sem gols, quem vencer na volta levantará a taça pela edição de 2025. O segundo confronto está marcado para o domingo, dia 21, a partir das 18h (de Brasília). A bola rola no gramado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, assim como no Mundial de Clubes da FIFA de 2000.

Escalações

Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (André), José Martínez (Carrillo), Breno Bidon (Maycon) e Rodrigo Garro (Vitinho); Memphis Depay (Dieguinho) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.

Vasco da Gama: Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Thiago Neves e Coutinho (Matheus França); Nuno Moreira (Vegetti), Andrés Gomez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.







Foto: Thiago Barbalho/TSP




Primeiro tempo

A primeira parte do jogo que abre a final da Copa do Brasil foi tenso do início ao fim. O confronto começou com o Vasco tendo mais ímpeto e buscando finalizar em direção ao gol defendido de Hugo Souza, mas sem acertar a meta. Do outro lado, o Corinthians finalizou apenas uma vez, mas também para fora.

Dorival Júnior optou por iniciar com José Martínez entre os titulares, mas fez o time sofrer com a saída de bola. Dessa forma, a posse de bola foi positiva para o Timão, mas sem conseguir criar grandes chances. O primeiro susto, inclusive, foi do Vasco: Andrés Gomez fez boa jogada e passou em profundidade para Rayan, que fez o gol mas estava impedido na hora do passe.

A Fiel inflamou após o gol anulado e tentou empurrar o Timão. O Corinthians seguiu com a posse de bola, mas com pouca oportunidade criada. Em lance de bola parada, Garro colocou na cabeça de André Ramalho, que tocou para dentro da área e encontrou Memphis Depay. O holandês chutou para o fundo do gol, mas estava impedido.

Depois dos gols anulados, o confronto seguiu físico, com muitas faltas e conversas da arbitragem com os jogadores. Raniele e Robert Renan terminaram o primeiro tempo com cartões amarelos sofridos, mas nenhum dos dois estavam pendurados antes da bola rolar. Com poucas emoções, os times foram para o intervalo com 0 a 0 no placar.

Segundo tempo

A etapa final começou com os times empilhando erros individuais, mas acontecendo a primeira finalização ao gol. Após saída de bola com Breno Bidon, Matheus Bidu foi acionado e colocou a bola no pé de Yuri Alberto, que chutou travado e viu a bola parar nas mãos de Léo Jardim.

Como resposta, o Vasco escapou pela direita com Rayan. O jovem atacante foi para cima de Gustavo Henrique e conseguiu o cruzamento, mas Matheuzinho estava atento dentro da área e jogou para escanteio. Na cobrança, André Ramalho tirou sem problemas para longe da área.

Mesmo com as mudanças no meio-campo, o Corinthians seguiu tendo dificuldades na saída de bola. Aos 17 minutos, inclusive, André Ramalho arrancou para ajudar a equipe no ataque, mas a jogada não deu certo e morreu em tiro de meta para o Vasco.

O maior susto aconteceu aos 21 minutos: em cobrança de escanteio, Barros acertou a trave para o Vasco da Gama. No rebote, ninguém pegou a posse e a bola foi para a linha de fundo. Logo após isso, Dorival decidiu tirar Garro e Raniele, para entrarem Vitinho e André.

A resposta do Corinthians só aconteceu aos 26. Matheus Bidu acelerou pela esquerda, trocou passes com Maycon e Vitinho, e cruzou para dentro da área, mas Robert Renan afastou. No escanteio, Gustavo Henrique conseguiu cabecear, mas a bola apenas passou raspando na trave.

O time comandado por Dorival Júnior seguiu com mais posse de bola, mas dessa vez sem o Vasco responder com contra-ataques. Com o desgaste físico, Diniz colocou o centroavante Vegetti para brigar com os zagueiros corinthianos. Em lance impedido, Yuri Alberto quase marcou aos 35, mas Léo Jardim fez milagre.

Nos instantes finais, o Vasco conseguiu uma arrancada com a defesa do Corinthians desmontada. A bola sobraria com Rayan, mas Matheuzinho apareceu no último segundo para afastar. No contra-ataque, Vitinho finalizou de fora da área, mas sem perigo, ficando com Léo Jardim.