Em jogo truncado, Ponte Preta e Londrina ficam no zero

Defesas se sobressaem no confronto e primeiro jogo da final da Série C fica empatado sem gols

Por: Vinícios Cotrim
4 horas atrás em 18 de outubro de 2025
Foto: Ponte Preta



Na tarde deste sábado, 18 de outubro, a Ponte Preta foi visitar o Londrina pela grande final do Brasileiro Série C. No Estádio VDG, casa do clube paranaense, a Macaca iniciou a tentativa de conquistar o primeiro título nacional em sua história, indo para o Majestoso com o placar de 0 a 0.





O jogo inteiro foi marcado pelas boas atuações dos defensores, que conseguiram se sobressair em relação aos ataques. Com cerca de 600 torcedores, a Ponte Preta foi viva para o jogo decisivo e aguarda o Moisés Lucarelli lotado no próximo fim de semana. O confronto acontece no sábado, dia 25, às 17h.





Escalações





Londrina: Luiz Daniel; Joao Vitor, Yago Lincoln, Wallace e Maurício; Zé Breno (João Tavares), Lucas Marques e Cristiano (Robson Duarte); Vitinho (Henrique Rafael), Quirino (Eliel) e Iago Telles. Técnico: Roger Silva.





Ponte Preta: Diogo Silva; Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur; Rodrigo Souza (Léo Oliveira), Luiz Felipe (Luan Cândido) e Élvis (Serginho); Diego Tavares, Bruno Lopes e Toró (Miguel). Técnico: Marcelo Fernandes.





Primeiro tempo





Nos minutos iniciais, prevaleceu a marcação e os erros de passe. O Londrina buscava o jogo com Cristiano, enquanto a Ponte Preta cometia muitos erros na troca de passes. A torcida do Tubarão cantava forte, e a torcida da Macaca também estava presente.





A primeira finalização do jogo foi do Londrina, com Iago Telles arriscando de fora da área, e a bola passando à direita do goleiro Diogo Silva. O Londrina tentava furar as linhas baixas da Ponte, mas parava no rodízio de faltas da equipe campineira. O Londrina teve outra chance, quando Wallace tocou para Cristiano, que pifou Quirino, mas a bola foi muito forte e Diogo Silva defendeu.







A Ponte Preta buscava o ataque em bolas paradas; Elvis cobrou um escanteio que a zaga cortou, e Diego Tavares chutou na defesa do Londrina. Em seguida, Elvis cobrou uma falta na área que também foi cortada para escanteio pela zaga londrinense.





O jogo começou a ficar picotado e com cartões amarelos. Pacheco, da Ponte, recebeu cartão por falta em Quirino no meio-campo. Pouco depois, Luiz Felipe, da Ponte, travou com Lucas Marques, do Londrina, e o jogador do Tubarão chegou atrasado, também recebendo cartão.





Ambas as equipes demonstravam muita dificuldade para criar jogadas. O Londrina dependia dos lampejos de Cristiano buscando Vitinho, Iago ou Quirino, e a Ponte só chegava em bolas paradas, faltas ou escanteios cobrados por Elvis.





Cristiano arriscou novamente de fora da área com o pé esquerdo, mas chutou no centro do gol, facilitando a defesa de Diogo Silva. Em outro lance, Cristiano se chocou com Saimon, e mesmo com o jogador da Ponte caído, o jogo seguiu, com Cristiano arriscando e chutando por cima do gol.





A Ponte Preta teve um bom lance de bola parada com Elvis, que achou Arthur fechando na diagonal, mas o lateral cabeceou por cima do gol. No final da primeira etapa, Pacheco fez falta em Iago Telles, em um lance que o árbitro economizou no cartão, o que poderia ter resultado em expulsão.





Segundo tempo





Logo no reinício da partida, o Londrina demonstrou maior perigo, com João Vitor recebendo na direita e batendo cruzado, e com uma boa tabela entre Cristiano e Iago Telles, que resultou no atacante sendo bloqueado na cara do gol. A pressão do Tubarão seguiu intensa, com um chute de fora da área que desviou na zaga e saiu, e um lançamento para Quirino que resultou em decisão errada.





A melhor oportunidade do Londrina veio em um cruzamento no segundo pau, onde Iago Telles chegou fechando, exigindo uma grande defesa de Diogo Silva. A Ponte Preta, por sua vez, tentava reagir, como no cruzamento de Arthur para Elvis, que não conseguiu finalizar.





O jogo ficou mais truncado após uma série de substituições em ambas as equipes. O técnico Marcelo Fernandes promoveu três alterações na Ponte Preta, trocando Elvis, Rodrigo Souza e Luiz Felipe. O Londrina respondeu com as entradas de Robson, Henrique, Eliel e João Tavares, nos lugares de Cristiano, Vitinho, Quirino e Zé Breno.





Em um momento de tensão, Henrique foi lançado e sofreu falta de Saimon perto da grande área, que resultou em cartão amarelo para o jogador da Ponte. A cobrança da falta por Iago Telles, no entanto, buscou o ângulo e saiu por pouco.





Na reta final, o Londrina perdeu uma grande chance de abrir o placar, quando Henrique cruzou para Iago Telles no segundo pau, e o atacante finalizou fraco para fora. Em seguida, Iago Telles recebeu cartão amarelo ao cometer falta para impedir um contra-ataque de Diego Tavares. O Londrina pressionou sem objetividade nos minutos finais, enquanto a Ponte Preta tentou contra-ataques sem sucesso.





A partida terminou em 0 a 0. O público pagante foi de 7.683 pessoas. O confronto decisivo pelo título acontecerá no Moisés Lucarelli, em Campinas.