Pantera volta a vencer Verdão depois de quase 12 anos e entra para o G8 do Paulistão
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/Jogada10 Na noite deste domingo (1), Botafogo SP e Palmeiras se enfrentaram pela 6ª rodada do Paulistão A1 2026. O confronto ocorreu na Arena NicNet, em Ribeirão Preto.
O Pantera dominou o primeiro tempo, mas não conseguiu chegar ao gol. Já na volta do intervalo, logo abriu vantagem, com Leandro Maciel. O Verdão fez de tudo e, mesmo com um a mais em campo, não conseguiu chegar ao empate: 1 a 0 para o Botafogo.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi de domínio total do Pantera. No comecinho do jogo, aos 4 minutos, o Palmeiras teve sua melhor chance. Luighi arrancou, driblou dois, e finalizou para ótima defesa do goleiro Victor Souza.
Depois disso, o Botafogo foi quem comandou as principais chances, e o Marcelo Lomba teve que fazer algumas defesas. A principal oportunidade dos donos da casa veio com Hygor, que disparou e ficou cara a cara com Lomba, mas finalizou para fora. Na jogada, o atacante sofreu o contato de Giay, e o lance chegou a ser revisado pelo VAR por um possível pênalti, mas nada foi marcado.
Segundo tempo
Demorou, mas logo no início da segunda etapa, aos 49 minutos, o primeiro gol da partida veio. Leandro Maciel pegou a sobra de uma cobrança de falta e acertou um chutaço de fora da área para abrir o placar para os donos da casa.
Depois do gol, o Verdão pressionou. Aos 62, Vitor Roque recebeu dentro da árera de Giay e empurrou para dentro, mas o lateral estava impedido. Logo em seguida, o zagueiro Vilar – que já tinha amarelo – agarrou o camisa 9 palmeirense e recebeu o segundo amarelo, deixando o Botafogo com um a menos em campo.
Para chegar ao empate, Abel Ferreira teve que colocar seus jogadores titulares em ação: Flaco López, Andreas Pereira, Marlon Freitas, Allan e Ramón Sosa entraram no jogo.
Aos 69, Allan recuperou a bola de Jefferson Nem, e avançou para ficar na cara do gol, mas sofreu o contato do próprio camisa 11 e não conseguiu finalizar. O lance foi para o VAR, mas a árbitra Marianna Nanni não marcou o pênalti.
Depois disso, o Botafogo continuou sofrendo pressão do Palmeiras, mas se fechou e segurou o placar até o fim da partida. Com o resultado, o Tricolor foi aos 8 pontos, e entrou para a zona de classificação, na 8ª posição. Enquanto isso, o Verdão segue na vice-liderança, com 12 pontos.
Escalações
Botafogo SP: Victor Souza; Gabriel Inocêncio, Ericson, Vilar e Patrick Brey; Leandro Maciel, Matheus Sales (Morelli) e Rafael Gava (Maranhão); Jefferson Nem (Jonathan), Hygor (Guilherme Queiroz) e Kelvin (Carlos Eduardo). Técnico: Cláudio Tencati.
Palmeiras: Marcelo Lomba; Giay, Benedetti (Andreas Pereira), Bruno Fuchs e Jefté; Emiliano Martinez, Larson (Marlon Freitas) e Riquelme Filippi (Allan); Luighi, Belé (Flaco López) e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira. (Ramón Sosa)
Próximos jogos
As equipes voltam a campo pelo Paulistão A1 no próximo fim de semana. O Botafogo SP visita o Guarani, no sábado (7), às 18h30 (de Brasília). Já o Palmeiras volta a campo no domingo, às 20h30 (de Brasília).