O Palmeiras venceu o Atlético-MG neste sábado (28), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, disputada no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, terminou em 2 a 1 para o Verdão.
Com o resultado, a equipe de Abel Ferreira alcançou sua quinta vitória consecutiva na competição. Os dois gols do Palmeiras foram marcados por Raphael Veiga, ambos de pênalti. Assim, o Palmeiras assume momentaneamente a liderança do Brasileirão, empatado em pontos com o Botafogo, mas à frente no saldo de gols.
Agora, o Alviverde torce por um tropeço do time carioca, que ainda joga hoje, para se manter no topo da tabela.
Por outro lado, o Atlético-MG segue na nona posição, com 36 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Vasco ainda nesta rodada.
Primeiro tempo
Logo no primeiro minuto de jogo, um susto para o Palmeiras. O goleiro Weverton trombou com Deyversou e caiu no gramado com dores na mão. Mesmo assim, seguiu em campo após atendimento médico.
O Palmeiras começou trabalhando a bola, buscando avançar no campo de ataque. Aos sete minutos, Raphael Veiga cobrou escanteio fechado, Murilo empurrou a bola para as redes, mas a arbitragem anulou o gol, marcando falta de Fabinho sobre o goleiro Everson no lance.
O Atlético-MG tentou responder com Scarpa e Igor Gomes, mas encontrou uma defesa bem postada pelo alviverde. Aos 17, o Verdão tentou criar uma boa chance com Giay na entrada da área, mas a finalização foi bloqueada.
No minuto seguinte, mais uma chance para o Alviverde: Flaco López foi lançado na área, tentou uma cavar, mas o goleiro Everson saiu rápido e fez grande defesa. E Everson continuou se destacando. Aos 33, em contra-ataque, Flaco López arriscou com uma bomba, mas o goleiro defendeu.
A única finalização perigosa do Galo aconteceu aos 41 minutos, quando Fausto Vera arriscou de fora da área, mas Weverton defendeu com segurança.
Em um embate que marcou o primeiro tempo, aos 42, Flaco López tentou mais uma vez de longe. Mas, de novo, Everson fez outra defesa.
No final do primeiro tempo, aos 43, o Palmeiras teve um pênalti a seu favor em lance duvidoso. Igor Gomes tentou afastar o perigo de Mauricio dentro da área, e o árbitro marcou a penalidade. Raphael Veiga cobrou rasteiro e colocou o Verdão em vantagem.
Aos 51, na última chance do primeiro tempo, Junior Alonso cabeceou com perigo após cobrança de escanteio, mas a bola passou perto do gol de Weverton. Assim, o Palmeiras foi para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar.
Segundo tempo
O Atlético-MG voltou pressionando no segundo tempo e, logo no primeiro minuto, Rubens cruzou para Hulk, que finalizou mal e mandou a bola para fora.
Aos quatro minutos, o Palmeiras respondeu. Gustavo Gómez encontrou Raphael Veiga na área, que cabeceou com perigo, mas a bola passou muito perto do gol e saiu pela linha de fundo. Flaco López e Felipe Anderson também tentaram ampliar a vantagem, sem sucesso.
Aos 20 minutos, Murilo cometeu falta em Deyverson na entrada da área. Na cobrança, Hulk acertou um golaço, empatando a partida para o Atlético-MG.
Pouco depois, aos 26 minutos, o Palmeiras quase retomou a vantagem, mas Felipe Anderson desperdiçou uma chance clara ao chutar por cima do gol.
Com 37, o Galo voltou a ameaçar com um chute forte de Fausto Vera, que obrigou Weverton a espalmar a bola.
No minuto seguinte, a chance que fez o alviverde decidir o jogo. Dudu invadiu a área e foi derrubado por Rubens, resultando em um pênalti. Raphael Veiga, mais uma vez, converteu a cobrança, colocando o Verdão novamente à frente no placar.
Já nos acréscimos, aos 47, o goleiro Everson fez uma última boa defesa, ao parar um chute de Dudu dentro da área, mantendo o placar final de 2 a 1 para o Verdão.
Escalações
Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Fabinho (Dudu) e Maurício (Lázaro); Raphael Veiga (Gabriel Menino), Felipe Anderson (Rony) e Flaco López (Vitor Reis). Técnico: Abel Ferreira.
Atlético-MG: Everson; Bruno Fuchs, Battaglia, Junior Alonso, Rubens (Alan Kardec); Alan Franco, Fausto Vera, Scarpa (Guilherme Arana) e Igor Gomes (Cadu); Hulk e Deyverson (Eduardo Vargas). Técnico: Gabriel Milito.