Foto: FPF Desde do dia 31 de janeiro de 2024, a Copa Paulista tá de cara nova, porque de acordo com a Resolução da Presidência 04/2024 houveram alterações. A competição voltará a ter 32 equipes disputando o torneio – o último ano em que isso aconteceu foi em 2009, quando o Votoraty de Fernando Diniz se sagrou campeão e em segundo lugar ficou o time do Paulista de Jundiaí.

O primeiro título da carreira de Diniz | Foto: Orlando Lacanna/Portal Jogos Perdidos
Para se classificar para a edição da Copa Paulista de 2024, os critérios estabelecidos são:
Posto que todos os critérios estão guardados, vamos entender melhor a situação para ficarmos sem dúvidas. Por terem uma ou mais competições para a segunda metade da temporada, a grande maioria das equipes da A1 rejeitam participar para ter o foco absoluto em competições nacionais e internacionais.
Portanto, os times com série nacional, mais Copa do Brasil e/ou competições internacionais, tendem a recusar participar do campeonato. Só para ilustrar, apenas a Portuguesa, entre os clubes da A1, que não tem calendário após o fim do Paulistão. Dessa forma a situação vai ficando cada vez mais interessante para os clubes de A2 e A3. De acordo com informações, o Capivariano – clube que terminou na 14ª colocação da A2 – está confirmado na Copa Paulista.
Deixaremos abaixo um mini-calendário para ficar ligado, visto que há muitas informações novas: