Aos 39 anos, o volante Alê se despediu dos gramados como jogador profissional no último sábado (22), ao defender o Grêmio São-Carlense no empate sem gols contra o Nacional-SP, pela última rodada da Série A4 do Campeonato Paulista.
Com passagens pela base do Juventus-SP, Alê iniciou sua trajetória profissional no São Paulo. Em 2004, chegou em definitivo ao elenco principal após o vice-campeonato da Copinha. O ponto alto de sua carreira veio no ano seguinte, em 2005, quando conquistou a Libertadores e integrou o elenco campeão mundial com o Tricolor.

Foto: Reprodução
Após deixar o São Paulo, o volante foi emprestado ao Botafogo-RJ, em 2006, e depois seguiu para o Cerezo Osaka, do Japão, onde atuou entre 2007 e 2008. Em 2010, defendeu o Santo André, sendo vice-campeão paulista diante do Santos. Passou ainda por Atlético-MG e Athletico, além de clubes como Guaratinguetá, XV de Piracicaba, Rio Claro, Boa Esporte-MG, São Bento, Portuguesa, Sertãozinho, Noroeste, Juventus-SP, Atibaia e E.C. São Bernardo.
Assim, Alê chegou ao Grêmio São-Carlense em 2024 e assumiu a braçadeira de capitão. Defendendo o Lobão, disputou 28 partidas, com 10 vitórias, 11 empates e 7 derrotas.
Apesar da aposentadoria, o ex-volante continuará em São Carlos. O clube informou que ele fará parte da comissão técnica das categorias Sub-13 e Sub-14, que disputarão o Campeonato Paulista.