Depois de negociação com o Santos, a diretoria do São Paulo decidiu o destino do argentino Giuliano Galoppo. Com vínculo ao Tricolor existente até junho de 2027, o meia foi emprestado ao River Plate por um ano. No intuito de enxugar a sua folha salarial, já é o quinto jogador de grande nome que o clube do MorumBIS negocia nesta janela. A informação é do jornalista Valentin Furlan.
Ver essa foto no Instagram
Melhor Cenário
Ao emprestar Galoppo ao River e não ao Santos, o São Paulo deixa de reforçar um rival direto no Paulistão, Brasileirão e Copa do Brasil. Ao mesmo tempo, cumpre seu objetivo de reduzir os seus gastos mensais e dá tempo de jogo ao argentino, que já mostrou qualidade com a camisa são-paulina quando esteve saudável e com sequência de jogos. Uma possível boa fase do atleta facilitaria uma futura venda do Tricolor.
Nas suas últimas temporadas no Banfield e no seu segundo ano no São Paulo, foi muito bem e fez gols. Em 2021, fez 13 gols em 48 jogos pelo clube argentino, atuando como um segundo homem de meio de campo. Começou bem em 2022, com 8 gols e 2 assistências nos primeiros 27 jogos da temporada, mas demorou a se adaptar na sua chegada ao Brasil e marcou apenas um gol pelo Soberano.
Em 2023, viveu seu grande momento como atleta do Tricolor. Foram 8 gols e 2 assistências nos primeiros 11 jogos da temporada, com grande destaque no Campeonato Paulista. Porém, num lance infeliz, teve grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e passou por operação que o tirou dos gramados por 10 meses. No seu retorno, em 2024, não conseguiu muito espaço no elenco de Zubeldía e foi reserva por quase todo o ano – fez um gol e uma assistência em 28 jogos.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/P/j/lhURryRHGG7GJipkJOKw/rib3190.jpg)
Galoppo foi substituído aos 18 minutos de jogo entre São Paulo x Água Santa — Foto: Marcos Ribolli
Menos jogadores, mais espaço
Sem Galoppo, Wellington Rato, Rodrigo Nestor e Michel Araújo, o São Paulo deixa de ter um elenco robusto entre os meio campistas. Isso resultará em maior número de oportunidades para os jovens do plantel, visto que atletas mais velhos como Lucas e Oscar não devem atuar em todos os jogos da temporada.
Isso pode indicar também uma mudança na equipe, que pode passar a atuar com apenas um meia e usar Ferreirinha e William Gomes nas pontas. No entanto, resta acompanhar a reta final da janela de transferências e o início do Paulistão para entender os planos da comissão técnica.
Laterais
O São Paulo e o River tem mais assuntos para resolver abordando as duas laterais. Atrás de um jogador para a ala-esquerda, o São Paulo teve “ok” do River para negociar com seu atleta da função, Enzo Díaz, mas até o momento sem muito avanço. Com a saída de Wellington, apenas o jovem Patryck Lanza compõe a posição no elenco são-paulino.
Do outro lado, o Tricolor tentou a contratação do campeão do mundo Montiel, do Sevilla. Ele bateu o último pênalti do título da Argentina na Copa do Mundo de 2022. No entanto, aparentemente o River é o favorito para contar com o jogador, que conta com outros atletas presentes no Qatar com a seleção argentina. Os “hermanos” enviaram proposta de 3 milhões de euros ao Sevilla na quarta-feira.