Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Fernando Miguel chega ao Guarani com bom currículo em estaduais

Goleiro de 40 anos soma títulos regionais e aposta na experiência para o Paulistão A1

Por: Lucas Soares
10 horas atrás em 18 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação

O novo reforço na meta do Guarani, o goleiro Fernando Miguel, tem experiência de sobra em estaduais para ajudar o Bugre na disputa do Paulistão A1. Aos 40 anos de idade, o goleiro conquistou os últimos três campeonatos estaduais do Ceará.

Considerando toda a sua carreira, o defensor ganhou o seu primeiro campeonato estadual em 2012, quando venceu a Copa Gaúcha de Futebol com o Juventude. Anos depois, em 2016, voltou a vencer uma competição de estado com o Vitória, e engatou duas taças do Campeonato Baiano, voltando a vencer em 2017 e somando mais de 100 jogos com o time do Barradão.

Em 2019 conquistou seu último título estadual fora do Nordeste, ao vencer a Taça Guanabara com o Vasco. Ele permaneceu no clube carioca até 2020 e, na sequência, foi emprestado ao Atlético-GO para a temporada de 2021.

Em 2022 e 2023, o atleta vestiu a camisa tricolor do Fortaleza enquanto o time disputava a Série A do Brasileirão e o Campeonato Cearense. Entretanto, no ano de 2022, não chegou a disputar o estadual no começo do ano pois chegou no clube após a disputa do campeonato. Já em 2023, esteve em campo em sete partidas do torneio, incluindo os dois jogos da final, e terminou com o seu quinto título estadual na carreira.

No ano de 2024, o goleiro trocou o Leão da Pici pelo seu maior rival, o Ceará. Durante o torneio cearense no início do ano, Fernando Miguel disputou posição com o goleiro Richard, que já defendia a meta do clube na última temporada. Assim, participou de cinco jogos no campeonato estadual, mas não atuou durante o ano na Série B.

Na temporada de 2025, o goleiro novamente não foi titular na decisão, mas esteve presente em partidas ao longo da competição e também teve oportunidades na Série A e na Copa do Brasil.







Agora com o Guarani, Fernando Miguel busca ajudar o clube no estadual mais difícil do país, contando com sua experiência de títulos estaduais.