Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Ferroviária critica arbitragem após expulsões em derrota

Foto: Raphael Marques/RP FOTOPRESS

Publicados 4 horas atrás em 20 de julho de 2025
Por: Beatriz Quintino

A Ferroviária divulgou uma nota de repúdio contra a arbitragem de Anderson Ribeiro Gonçalves, após a derrota por 2 a 1 para o Athletic-MG, de virada, nesta sexta-feira (18), na Fonte Luminosa. O time grená terminou o jogo com quatro jogadores expulsos e soma agora sua quarta derrota consecutiva na Série B do Brasileiro.

O clima de tensão começou ainda no fim do primeiro tempo. O lateral-esquerdo Zé Mário foi expulso após receber o segundo cartão amarelo em lance revisado pelo VAR, que resultou em pênalti a favor da equipe mineira.

Já nos acréscimos da segunda etapa, o atacante Carlão cometeu falta e, como já tinha um cartão amarelo, recebeu novamente a advertência e expulso. Na súmula, o árbitro alegou que o jogador deu uma entrada temerária e, após o cartão vermelho, iniciou “tumulto generalizado” com reclamações.

Assim, a confusão seguiu com a expulsão do volante Ricardinho, que recebeu dois amarelos por reclamação. Em seguida, o atacante Wesley Pomba, segundo a súmula, empurrou o árbitro e foi expulso após análise do VAR. Além disso, o massagista Marquinhos também foi retirado da partida por protestar contra as decisões. O árbitro encerrou o jogo após o tumulto.

Além das expulsões, a diretoria da Ferroviária questionou um lance ocorrido aos 41 minutos do primeiro tempo, quando Ricardinho sofreu uma falta dura. O clube entende que o jogador adversário deveria ter sido expulso e publicou nas redes sociais uma imagem do joelho do atleta sangrando após a jogada.

Confira a nota na íntegra:

“A Ferroviária SAF vem a público manifestar sua total indignação com a arbitragem do senhor Anderson Ribeiro Gonçalves, da Federação Goiana de Futebol, e de sua equipe de trabalho, durante a partida disputada nesta sexta-feira (18), contra o Athletic (MG).

A instituição informa que seu Departamento Jurídico tomará as devidas providências legais, com a apresentação de uma representação formal junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A atuação da arbitragem, marcada por decisões equivocadas e postura incompatível com a responsabilidade do cargo, prejudicou gravemente a Ferroviária não apenas no andamento do jogo, mas também para a próxima rodada, uma vez que quatro cartões vermelhos foram aplicados de maneira desproporcional e irresponsável.

Logo no início da partida, o vídeo mostra uma entrada violenta do atleta Marcelo Ajul sobre o volante Ricardinho. Apesar da gravidade do lance, o árbitro limitou-se a assinalar a falta e aplicar apenas um cartão amarelo, sem qualquer interferência do VAR, comandado pelo senhor Rodrigo Batista Raposo (DF). Àquela altura, a Ferroviária vencia o confronto por 1 a 0.

Na sequência, já no fim da primeira etapa, um novo episódio gerou controvérsia. O VAR, comandado por Rodrigo Batista Raposo (DF), chamou o árbitro para revisar um lance dentro da área envolvendo o atleta Zé Mário, que se antecipa no momento da disputa. Apesar da ausência de imagens conclusivas, o árbitro optou por assinalar a penalidade máxima e aplicar o segundo cartão amarelo ao camisa 31 grená, resultando em sua expulsão e deixando a Locomotiva com um jogador a menos.

Posteriormente, em desvantagem numérica, a equipe voltou a ser prejudicada nos acréscimos, quando o quarto árbitro, Gabriel Henrique Meira Bispo (SP), assinalou uma falta inexistente de Carlão sobre Ezequiel e repassou a marcação ao árbitro principal.

O mesmo atleta, Carlão, que já havia recebido cartão amarelo ao fim do primeiro tempo, em razão de sua reação ao lance envolvendo Ricardinho, acabou sendo expulso após nova advertência.

A sucessão de falhas por parte da arbitragem gerou justa indignação da delegação grená e culminou na distribuição de novos cartões. Antes do encerramento da partida, foram ainda expulsos o volante Ricardinho, o atacante Wesley Pomba e o massagista Marquinhos.

A Ferroviária reitera seu compromisso com a lisura e a integridade do futebol, ao mesmo tempo em que exige respeito à instituição, aos seus atletas e torcedores.”

O próximo compromisso da Ferroviária será na terça-feira (22), às 20h, fora de casa, contra o Athletico-PR.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do Ferroviária no Brasileiro Série B Série B 2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsappwhatsapp
Aposte na bet nacional
ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS ASSINE SÉRIE B - DISNEY PLUS