A Ferroviária entra em campo neste sábado (8), às 15h, para um confronto decisivo contra o Grêmio Prudente, na Arena da Fonte Luminosa, pela última rodada da primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista. A equipe de Araraquara depende apenas de si para avançar às quartas de final, mas, para isso, precisa quebrar um jejum de vitórias como mandante.
Em meio a uma campanha instável, a Ferroviária não vence em Araraquara há mais de um mês, desde o 3 a 2 sobre o Taubaté, pela 5ª rodada, no fim de janeiro. De lá para cá, foram três empates (Primavera, Santo André e Portuguesa Santista) e uma derrota (São José).
No total, em cinco jogos em casa nesta Série A2, o time soma duas vitórias, três empates e duas derrotas. Agora, faz seu sexto e último jogo como mandante na fase de grupos, contando com o apoio da torcida para melhorar o desempenho.
Até o início da Série A2, a Ferroviária sustentava um longo tabu sem perder em casa. A derrota para o Oeste, por 1 a 0, na segunda rodada do torneio, quebrou um ano e meio de invencibilidade como mandante. Nesse período, a equipe acumulou 43 partidas sem perder, com 21 vitórias e 22 empates.
Assim, em casa, a Ferroviária tem a chance de retomar o caminho das vitórias e garantir a vaga no mata-mata. A Locomotiva ocupa a nona colocação, com 19 pontos, e tem a mesma pontuação do São José, que fecha o G-8 levando vantagem no saldo de gols.
Uma vitória simples garante a classificação da AFE. Uma vez que o Grêmio Prudente, adversário direto na briga pela vaga, tem 20 pontos e seria ultrapassado.