Ferroviária x Athletic aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 16 de setembro, na Arena Fonte Luminosa. O jogo era um confronto direto pela liderança o Grupo B na Série C, que também significa vaga na final da competição. A Locomotiva sofreu a virada no decorrer do segundo tempo, mas conseguiu ‘desvirar’ o placar e sair vencedor, assumindo de forma isolada o primeiro lugar da chave.
Primeiro tempo
Em busca de assumir a primeira colocação do grupo, a Ferroviária tentou ir pra cima, mas acabou parando em um jogo truncado, que teve muitas faltas.
O único gol da primeira etapa foi sair aos 14 minutos, em cobrança de pênalti, de Juninho. O lance aconteceu após toque no calcanhar de Medina, que foi visto apenas após análise do VAR.
Quirino ainda teve chance de ampliar, mas Glauco defendeu o chute rasteiro. No lance seguinte, os jogadores do Athletic pediram pênalti, mas o árbitro não marcou nada.
Segundo tempo
Diferente dos primeiros minutos, a última etapa foi muito animada, com quatro gols marcados no total. À frente no placar, a Ferroviária acabou cedendo a virada nos 20 minutos de jogo. Aos 12 minutos, Fumaça recebeu a bola na marca do pênalti e finalizou de voleio, sem chance de defesa para Saulo.
A Ferroviária fez duas alterações para ir buscar a vitória e, no minuto seguinte, acabou vendo a virada acontecer. Em jogada trabalhada coletivamente, Geovane recebeu livre e finalizou de forma instintiva para dentro do gol, marcando o segundo do clube mineiro. Na saída de bola, a Locomotiva passou a tentar entrar novamente no jogo.
Contudo, o dono da casa manteve a escrita e balançou as redes novamente, com Vitor Barreto. Ele recebeu um lançamento de Igor Fernandes, enganou a zaga e guardou o tento, empatando tudo aos 26 minutos de jogo. Saulo ainda salvou um desempate após finalização de Denilson.
O gol da virada, e consequentemente da vitória, saiu aos 46 minutos do segundo tempo, no acréscimos. Paulinho Santos desviou a cobrança de escanteio feita por Cássio Gabriel. Mesmo não sendo precisa, o goleiro do time mineiro não conseguiu fazer a defesa, cedendo a vitória para a Locomotiva.
Escalações
Ferroviária: Saulo; Weverton, Gustavo Medina, Jackson e Igor Fernandes; Ricardinho (Pablo), Xavier (Paulinho Santos) e Juninho; Zé Mateus (Cássio Gabriel), Vitor Barreto (Thayllon) e Quirino (Carlão). Técnico: Júnior Rocha.
Athletic: Glauco; Douglas Pelé (Ynaiã), Danilo, Edson e Yuri (Nathan); Fumaça, Djalma e David Braga (Robinho); Geovane (Wellinton Torrão), Paul Villero e Denilson (Olavio). Técnico: Roger Silva.