Ferroviária sofre virada do Operário e é rebaixada para a Série C

Equipe grená luta, mas não evita revés e cai no Campeonato Brasileiro

Por: Neila Gonçalves
3 horas atrás em 23 de novembro de 2025
Foto: Luis Miguel Ferreira/ Ferroviária



Neste domingo, 23 de novembro, a Ferroviária visitou o Operário pela última rodada do Brasileiro Série B. Precisando da vitória e de uma combinação de resultados, a equipe saiu na frente, mas acabou sofrendo a virada para 2 a 1 e sendo rebaixada para a Série C.







Escalações





Operário: Vágner, Ryan Santos, Bernardo, André, João Gabriel (Jefferson), Léo Silva (Dudu Mosconi), Thiaguinho (Matheus Galdino), Pedro Vilhena (Gabriel Cardozo), Gabriel Feliciano (Gabriel Souza), Kauã Gomes, Léo Gaúcho. Técnico: Alex Souza





Ferroviária: Dênis Júnior, Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Erik, Zé Mário, Ricardinho (Albano), Alencar, Netinho (Ronaldo), Fabrício Daniel (Thiago Lopes), Carlão, Vitor Barreto (Fábio Fau). Técnico: Daniel Azambuja.





Primeiro tempo





O primeiro tempo começou com chances para a Ferroviária, que logo nos minutos iniciais tentou incomodar com Zé Mário, mas a finalização foi por cima do gol. O Operário-PR respondeu rapidamente com Léo Gaúcho e Pedro Vilhena, mas o atacante não conseguiu finalizar bem. Aos 6 minutos, Thiaguinho quase marcou de cabeça após escanteio, mas a bola acertou a trave.





Aos 7 minutos, Netinho abriu o placar para a Ferroviária com um belo chute de fora da área, um verdadeiro golaço. O Operário-PR continuou pressionando, e Léo Gaúcho teve boas chances, incluindo um lance de cobertura que quase surpreendeu o goleiro Dênis Júnior. Aos 22 minutos, o atacante marcou, mas o gol foi anulado pelo VAR por impedimento. Pouco depois, outro lance polêmico: a Ferroviária ganhou um pênalti, que acabou sendo cancelado após revisão, já que Bernardo tocou apenas na bola.





No final do primeiro tempo, o Operário-PR teve algumas oportunidades em bolas paradas, mas não conseguiu superar a defesa adversária. A Ferroviária ainda assustou com um chute de Carlão, salvo pelo goleiro Vágner. Apesar da pressão do Fantasma, a equipe visitante se manteve firme e foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, garantindo vantagem fora de casa e respirando aliviada na luta contra o rebaixamento.





Segundo tempo





O segundo tempo começou com a Ferroviária tentando se reorganizar, mas sem conseguir criar chances claras nos minutos iniciais. Aos 4 minutos, Netinho cobrou falta para fora, e pouco depois a equipe grená tentou um contra-ataque com Vitor Barreto e Carlão, mas a finalização não teve sucesso. O Operário-PR respondeu com jogadas de Léo Gaúcho e Pedro Vilhena, que foram controladas pelo goleiro Dênis Júnior.





Aos 10 minutos, Kauã Gomes arriscou de fora da área, mas a bola passou longe do gol. O Fantasma seguiu pressionando em escanteios e bolas paradas, criando perigo, mas sem sucesso na finalização. Aos 32 minutos, o empate veio: Dudu Mosconi aproveitou cruzamento de Galdino e marcou para o Operário-PR, igualando o placar.





Nos minutos finais, a Ferroviária foi para o tudo ou nada, mas aos 49 minutos Léo Gaúcho converteu pênalti com categoria, garantindo a virada do Operário-PR. Com esse resultado, o Fantasma confirmou a vitória por 2 a 1, enquanto a Ferroviária foi rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro.