Ferroviária terá primeiro CT para futebol feminino do Brasil

Por: Beatriz Quintino
9 meses atrás em 26 de dezembro de 2024
Foto: Rafael Zocco/Ferroviária


A Ferroviária anunciou, na última segunda-feira (23), que terá o primeiro Centro de Treinamento exclusivo para o futebol feminino do Brasil. O Centro de Treinamento do Pinheirinho, em Araraquara, será a casa das Guerreiras Grenás e passará por uma reestruturação completa, fruto de um convênio entre a Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara), a Petrobras e o Governo Federal.


O projeto visa a formação esportiva de meninas entre 11 e 20 anos, abrangendo categorias de base como Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, com capacidade para atender 240 atletas.


Na parte estrutural, os cinco campos do local serão reformados, e um deles se transformará em um miniestádio com arquibancada e vestiários. Assim, sendo apto a sediar torneios organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Outras melhorias incluem a construção de um prédio administrativo, com auditório, salas de reunião e espaços para as comissões técnicas. Além de um alojamento com 21 dormitórios para acomodar até 82 atletas, oferecendo estrutura completa para alimentação e saúde. Assim, durante a solenidade, Nuty Silveira ressaltou a importância do projeto.


“É um grande orgulho estar em um clube, com uma cidade de 250 mil habitantes, que revela atletas e investe no futebol feminino sem ter a obrigatoriedade”, comentou a diretora.


O projeto também inclui ações voltadas ao desenvolvimento humano, como palestras, workshops e visitas de ONGs e escolas ao CT. A partir de 2025, terá uma escolinha gratuita de futebol feminino para crianças de 6 a 10 anos, com foco na iniciação esportiva e no fomento da modalidade.