Nesta quinta-feira (09), a Ferroviária venceu o Santos por 2 a 1, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela terceira rodada da fase de grupos da Copinha. Os gols foram marcados por Diego e Thiagão. Gabriel Simples descontou para o Peixe. A AFE ainda contou com uma grande atuação de seu goleiro, Igor.
Com o resultado, a Ferrinha “roubou” a primeira posição do grupo 7. A equipe do interior ficou com sete pontos, enquanto o Peixe somou seis pontos. Dessa forma, a Ferroviária enfrenta o Vitória-BA, que ficou na segunda posição do grupo 8, enquanto o Santos enfrenta o São José-RS, que foi o primeiro colocado do grupo 8.
Primeiro tempo
A primeira chegada foi da Ferroviária. Aos quatro minutos, Diego teve boa oportunidade em cobrança de falta. A bola passou pela barreira e foi no ângulo, mas João Fernandes encaixou.
O Santos respondeu aos 10 minutos. Rafael cruzou e a bola passou por todo mundo. Na entrada da área, Lenin pegou de primeira e obrigou Igor a fazer boa defesa. No rebote, Rodrigo Cezar bateu forte e Igor fez outra excelente defesa.
Aos 19, outra chegada da Ferrinha. Diego cruzou na medida para Pedro Estevam na marca do pênalti. O atacante armou um bonito voleio, mas pegou torto e a bola foi para longe do gol.
O Peixe voltou a assustar aos 30 minutos. Fernando Nava fez bom cruzamento para a segunda trave. O zagueiro Matheus Matias apareceu sozinho, mas mandou para fora. Na sequência, Nava fez boa jogada individual pela meia-esquerda e bateu colocado. A bola foi na gaveta e Igor fez excelente defesa.
O Santos foi aumentando a pressão. No minuto seguinte, após roubada de bola no campo de ataque, Rodrigo Cezar ficou cara a cara com Igor, que levou a melhor e fez mais uma importante defesa. No lance seguinte, Bontempo arriscou de fora da área. Igor espalmou para escanteio.
A Ferroviária finalmente voltou ao ataque aos 35 minutos. Diego recebeu com espaço e arriscou de fora da área. A bola foi para fora, sem levar tanto perigo.
O Peixe voltou ao ataque aos 38 minutos. Lenin ficou com a bola dentro da área e rolou para Rodrigo Cezar na entrada da pequena área. O meia não pegou bem na bola e perdeu uma chance inacreditável.
A Ferroviária deu um último susto aos 47. Filipi cruzou e Gadu desviou de cabeça. A bola passou à esquerda do gol, levando certo perigo.
Segundo tempo
A Ferroviária começou com tudo e abriu o placar aos dois minutos. Filipi foi lançado pela ponta-direita e fez bom cruzamento para Diego, que cabeceou no cantinho. A bola nem foi tão forte, mas sem chances para João Fernandes – 1 a 0.
O Santos até teve mais a bola, mas, diferentemente da primeira etapa, encontrou mais dificuldades para criar boas chances de gol.
A primeira oportunidade do Peixe só foi acontecer aos 28 minutos. Após bola lançada para a área, Pepê bateu à queima-roupa de dentro da pequena área. Igor, em uma noite inspirada, fez outro grande milagre.
Três minutos depois, Pepê fez boa jogada e serviu Kauan Pereira dentro da área. O atacante soltou a bomba e Igor defendeu com o peito.
No lance seguinte, Pedrinho puxou contra-ataque para a AFE, passou por toda defesa santista e foi derrubado por Gabriel Simples dentro da área. Pênalti marcado. Thiagão foi para a bola e bateu forte no canto. João Fernandes até foi na bola, mas não conseguiu alcançar – 2 a 0.
Aos 37, o Santos respondeu. Após cruzamento, Juninho cabeceou no susto e a bola foi por cima do gol.
Aos 44, Pepê foi lançado, invadiu a área e foi derrubado por Gadu. Pênalti para o Santos. Gabriel Simples bateu forte no canto e Igor não alcançou – 2 a 1.
O Santos pressionou bastante nos acréscimos, com muitos cruzamentos e sequências de escanteios, mas sem conseguir finalizar as jogadas com perigo.
Escalações
Ferroviária: Igor, João Victor (DG), Gadu, Meireles, Felipe, Schilling (Marcelo), Pedro Estevam (Thiagão), Ticianelli (Jhonatan), Matão, Diego (Nicolas) e Filipi (Pedrinho). Téc: Jean Carlo
Santos: João Fernandes, Lenin (Gabriel Simples), Matheus Matias, Diogo Borges, Rafael Gonzaga, Gabriel Bontempo (Caio Araújo), André Klaus, Rodrigo Cezar (Pepê Fermino), João Alves (Juninho), Fernando Nava (Rafael Freitas) e Kauan Pereira (Nadson). Téc: Leandro Zago.