Após empatar por 1 a 1 com o Remo, na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, a Ferroviária volta a campo neste sábado (13), às 19h, diante do Amazonas, na Arena da Amazônia, em Manaus. Para o compromisso, a equipe de Araraquara terá um desafio fora das quatro linhas: percorrer cerca de 2.649 km até a capital amazonense.
Será a primeira vez que a Ferroviária enfrentará o Amazonas na história. Fundado em 2019, o clube manauara disputou sua primeira competição nacional na Série D de 2022, a mesma edição da qual a Locomotiva também participou. No entanto, as equipes não se enfrentaram naquela temporada.
O Amazonas conquistou o acesso à Série C logo em sua estreia na Série D. E em 2023, subiu novamente de divisão, alcançando a Série B. A trajetória do time do Norte é semelhante à da própria Ferroviária. A AFE subiu da Série D para a Série C em 2023 e, na sequência, alcançou a Série B em 2024.
Enquanto a Ferrinha busca sua primeira vitória no retorno à Série B após três décadas, vindo de empate na estreia, o Amazonas tenta se recuperar da derrota sofrida para o Goiás, fora de casa, na rodada inaugural.