A lateral-direita Gi Fernandes, do Corinthians, foi oficialmente absolvida pela Fifa no processo disciplinar por doping. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira, após análise do Comitê Disciplinar da entidade, que avaliou o caso referente à detecção da substância boldenona em um exame antidoping realizado durante a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2024, na Colômbia.
O exame havia acusado a presença da substância, um anabolizante derivado da testosterona, em teste feito entre agosto e setembro do ano passado, quando a atleta defendia a Seleção Brasileira.
A defesa da jogadora sustentou, com base em estudos da WADA (Agência Mundial Antidoping), que a boldenona é legalmente usada na pecuária colombiana. Ou seja, podendo contaminar alimentos mesmo consumidos sob protocolos rígidos. Assim, a Fifa concluiu que a atleta não teve culpa, negligência ou dolo.
Ela ficou suspensa preventivamente por quatro meses, mas desde fevereiro já estava liberada para atuar após obter efeito suspensivo.
Após a absolvição, Gi Fernandes se manifestou em nota oficial, publicada em suas redes sociais.
“Gostaria de compartilhar com todos uma notícia muito importante: fui absolvida integralmente pela FIFA no processo disciplinar por um caso de doping ocorrido durante a Copa do Mundo Sub-20 Feminina, na Colômbia.
Desde o primeiro momento, apesar de todo o desgaste emocional, mantive a confiança de quem sempre agiu com responsabilidade e respeito às regras. Estive sob acompanhamento constante da comissão da CBF, segui todos os protocolos antidoping e consumi apenas refeições oficiais fornecidas durante a competição.
O exame detectou a presença de boldenona, substância que estudos da WADA comprovam ser usada legalmente na pecuária colombiana — o que pode gerar contaminação alimentar mesmo em atletas que tomam todos os cuidados, como foi o meu caso.
A FIFA reconheceu que não houve culpa, negligência ou dolo da minha parte, e que a violação foi puramente técnica, sem qualquer justificativa para punição.
Agradeço à Squadra13 e à equipe jurídica do Pedro Fida Associados por todo apoio e a defesa firme e comprometida, ao meu clube, Sport Club Corinthians pelo apoio durante todo o processo, e a cada pessoa que acreditou em mim.
Essa decisão reforça o que sempre me guiou no esporte: fazer tudo com verdade, ética e amor pelo que faço.
Agora sigo em frente, ainda mais forte e motivada, para continuar representando o futebol feminino com dedicação, respeito e alegria.
Com gratidão,
Giovanna Fernandes Silva.”
A absolvição ocorre em meio à pausa do calendário do Corinthians por conta da Data Fifa e da disputa da Copa América. No mês de julho, o elenco feminino do Corinthians viaja aos Estados Unidos para disputar a Teal Rising Cup, torneio amistoso internacional.