Serão expostos os áudios e vídeos de lances polêmicos do Choque-Rei, mesmo sem revisão na cabine do VAR
Nesta quarta-feira, 08, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a Fifa autorizou a divulgação de áudios e vídeos de decisões de arbitragem, mesmo em lances que o árbitro não revisou na cabine do VAR. A CBF disponibilizará o material em até 24 horas após o término de cada partida. A medida ocorre após a polêmica arbitragem no clássico entre São Paulo e Palmeiras, pela 27ª rodada do Brasileirão, no último domingo, 05.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Segundo a CBF, a medida é inédita no futebol internacional. A entidade afirma ser a única federação nacional que divulga todos os lances analisados pelo monitor, mesmo quando o árbitro não chega a consultar a cabine do VAR. “Sempre consultamos a Fifa em situações que fogem da rotina, como regras, protocolos ou resoluções da IFAB. Argumentamos que mostrar checagens de grande impacto reforça a integridade das competições, e recebemos autorização para isso”, explicou Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem.
O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que a transparência na arbitragem é uma das prioridades de sua gestão. “Estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro e ampliamos agora a divulgação dos áudios em nome da transparência. Outras melhorias serão anunciadas nas próximas semanas dentro do plano de ação que já vem sendo elaborado”, afirmou.
O São Paulo já solicitou a divulgação de cinco vídeos referentes a lances do clássico contra o Palmeiras que geraram controvérsia: