O Museu do Futebol premiou a foto e destacou significados por trás da imagem
Uma imagem da arquibancada do estádio do Velo Clube capturada por Fillipo Ferrari conquistou o 3º lugar no concurso de fotografia do Museu do Futebol em 2025. O registro mostra torcedores espremidos em um pequeno espaço de sombra durante uma partida entre Velo Clube e Inter de Limeira, no estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro.
Ao destacar a obra, o museu ressaltou que “nem o calor extremo diminui a paixão pelo time”. A fotografia agora faz parte do acervo do museu e poderá ser exibida em futuras exposições.
O cenário retratado simboliza um momento de retomada para o Velo Clube. Após se sagrar campeão da Série A2 em 2024, o time voltou a disputar o Campeonato Paulista da Série A1 depois de 46 anos afastado da elite. Para isso, o Benito Agnelo Castellano passou por uma ampla reforma para atender às exigências da Federação Paulista de Futebol (FPF).
As melhorias incluíram um novo sistema de irrigação e drenagem do gramado, elogiado por suportar chuvas intensas sem prejudicar o jogo, e a instalação de um moderno sistema de iluminação de 1.400 lux, nível próximo ao do Morumbis.
O maior desafio, porém, foi a ampliação da capacidade do estádio, de 8 mil para 10 mil lugares. Para cumprir o requisito, foi construída uma arquibancada de concreto atrás de um dos gols, menor em tamanho e altura, projetada para torcedores assistirem às partidas em pé, espaço hoje destinado às torcidas adversárias.
A fotografia de Ferrari, portanto, não só registra um instante de paixão da torcida, como também simboliza a volta do Velo Clube ao topo do futebol paulista, com um estádio mais modernizado.