A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, nesta quinta-feira, uma parceria histórica para o futebol feminino paulista junto a Petrobras. A maior empresa do Brasil em valor de mercado será a principal patrocinadora das competições femininas da entidade até o final de 2024.
A parceria, considerada um marco para o futebol feminino, engloba o Paulistão Feminino, a Copa Paulista Feminina e a Copinha Feminina, entre outras competições. O acordo inclui os naming rights de várias competições desde a base, além de inserções da marca Petrobras nas arenas, plataformas digitais, transmissões da FPF TV e ações especiais de capacitação.
Além disso, como impacto imediato, a parceria traz um acréscimo de R$1 milhão na premiação do Paulistão Feminino, elevando o total dividido entre os 11 clubes participantes para R$4,23 milhões, estabelecendo um novo recorde para a competição.
De acordo com a FPF, o objetivo é fomentar ainda mais o crescimento da modalidade, com investimentos que abrangem desde a base até o alto rendimento.
“Essa parceria é um grande passo para caminhar rumo ao tempo perdido [em referência ao período em que a prática da modalidade foi proibida no Brasil]. Queremos dar mais oportunidades para as mulheres, tanto como atletas quanto na gestão esportiva”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, durante o evento realizado na sede da entidade, em São Paulo.
Assim, a Petrobras, que já havia patrocinado torneios femininos em 2009, retoma seu apoio ao futebol feminino. Clarice Copetti, diretora executiva de assuntos corporativos da empresa, destacou que este é apenas o início de uma série de ações voltadas para fortalecer o futebol feminino no Brasil.
“Decidimos voltar a investir no futebol feminino com um contrato inicial, mas não vamos parar por aqui. Estamos com negociações abertas para uma parceria de longo prazo. Queremos que a Petrobras seja a grande patrocinadora do futebol feminino no Brasil, uma modalidade que já é uma realidade”, afirmou.
Além do patrocínio financeiro, a Petrobras e a FPF lançarão uma série de ações de capacitação e desenvolvimento. Como o curso de Liderança Feminina que a FPF promove, evento em parceria com a La Liga, além de outras ações de responsabilidade social e ambiental.