Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Francana mantém presidente e define prazos para prestação de contas

Conselho acata proposta de Rafael Diniz após assembleia tensa no clube

Por: Lucas Soares
19 horas atrás em 8 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação

A Francana realizou, na noite desta segunda-feira, 5, uma assembleia para discutir o possível afastamento do presidente Rafael Olavo Mendes Diniz. Após horas de debate, as partes chegaram a um acordo, e o Conselho Deliberativo decidiu acatar a proposta do mandatário, prorrogando os prazos para a apresentação das contas do período entre 2022 e 2025.

Ficou definido que Rafael Diniz terá uma semana para apresentar o plano de trabalho e os valores estimados para a disputa do Campeonato Paulista da Série A3, que tem início marcado para o dia 25 deste mês. Além disso, o presidente terá 30 dias para entregar o balanço financeiro referente aos anos de 2022 e 2023, e 60 dias para apresentar a documentação de 2024 e 2025.

A reunião foi marcada por forte divergência de opiniões. Enquanto parte dos associados e conselheiros manifestou apoio à permanência de Rafael, outro grupo, principalmente formado por novos conselheiros, defendia a prestação de contas imediata, sob risco de destituição. Jogadores e membros da comissão técnica que já trabalham na preparação para a Série A3 estiveram presentes e demonstraram apoio ao presidente.

A assembleia foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Anderson Pereira Silva, ao lado do vice Fransérgio Garcia e de integrantes do Conselho Fiscal. Rafael Diniz participou acompanhado de seu vice, Antônio Miranda, o “Toninho Bolota”, que assumiria o clube em caso de afastamento. A votação que definiu os novos prazos foi unânime entre os 25 associados e conselheiros aptos a votar.

Em pronunciamento, Anderson Pereira afirmou que o Conselho está cumprindo o que determina o estatuto. “Foi dada mais uma oportunidade para resolver um impasse antigo. O Conselho está exercendo sua função, e o importante é que se chegou a um acordo com todas as posições bem claras”, declarou.

Rafael Diniz, por sua vez, afirmou que não há nada a esconder e destacou a dificuldade de diálogo como o principal entrave. O presidente também ressaltou que, com a situação momentaneamente resolvida, o clube ganha tranquilidade para a disputa da Série A3 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior. “Já temos um time formado e agora podemos avançar nas negociações para reforçar o elenco. Vamos brigar pelo acesso”, finalizou.