A atacante Gabi Portilho, do Corinthians, está indicada como uma das melhores meio-campistas do mundo para integrar a Seleção Feminina ideal do prêmio The Best FIFA. A entidade máxima do futebol divulgou nesta quinta-feira (28) a lista das selecionáveis em suas posições.
Aos 29 anos, Portilho está entre as 77 indicadas a Seleção e figura como uma das 22 meio-campistas que concorrem a um lugar na equipe ideal. A votação é aberta aos torcedores e pode ser feita gratuitamente no site oficial da FIFA (vote aqui). Dessa forma, os votos dos fãs se juntam aos de um painel de especialistas, ambos com o mesmo peso na definição da equipe final. Além disso, a formação mais votada pode ser 4-3-3, 4-4-2 ou 3-4-3.
Neste ano, além do reconhecimento da FIFA, Portilho esteve indicada ao prêmio Bola de Ouro da France Football. Na ocasião, a ‘Braba’ ficou na 18ª colocação.
FAZENDO HISTÓRIA! 🏆
Depois de disputar o prêmio @ballondor, a @gaabiportilho concorrerá também ao prêmio The Best, da @FIFAcom, na categoria melhor meio-campista do mundo.
Parabéns, Braba!! ⚫️⚪️#AsBrabas#VaiCorinthians pic.twitter.com/HAb4ypAqXG
— Corinthians Futebol Feminino (@SCCPFutFeminino) November 29, 2024
As indicações são baseadas no desempenho das jogadoras entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.
Assim, no período analisado, Gabi Portilho conquistou com o Corinthians os títulos do Campeonato Brasileiro (2023), Copa Libertadores (2023), Supercopa Feminina (2024) e Campeonato Paulista (2023). Desde sua chegada ao clube, em 2020, são 162 jogos, 29 gols e 15 títulos.
Além disso, a atacante foi vice-campeã olímpica com a Seleção Brasileira em 2024. Arthur Elias, técnico da Seleção Brasileira e ex-treinador do Corinthians no período analisado, também está indicado ao prêmio de melhor treinador.