Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Gabigol é poupado e não joga estreia pelo Santos

Centroavante fica de fora do jogo contra a Chapecoense em rodada de abertura

Por: Kayky Amaral
2 horas atrás em 28 de janeiro de 2026
Foto: Raul Baretta/Santos FC

O Santos começará sua participação no Campeonato Brasileiro de 2026 sem contar com seu principal atacante, Gabriel Barbosa, o Gabigol, que foi poupado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda e não integra a delegação que viajou para enfrentar a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó. A decisão de deixar o camisa 9 fora da estreia ocorre mesmo sem que o jogador esteja lesionado, e faz parte de uma estratégia de rodízio definida pela comissão técnica diante de um calendário apertado e da proximidade de jogos importantes no Paulistão e no Brasileirão.

Gabigol vinha lidando com um quadro de tendinite que o tirou de uma partida recente diante do Guarani, mas a ausência desta vez não é motivada por um problema físico. A comissão técnica entendeu que preservar o atacante neste momento poderia ser benéfico para sua forma física e para a sequência de compromissos da equipe, que enfrenta uma sequência de partidas em curto espaço de tempo no calendário nacional. Isso também pode sugerir um provável pensamento no clássico contra o São Paulo, no próximo fim de semana.

Além de Gabigol, outros jogadores como o lateral-direito Mayke e o zagueiro Adonis Frías também foram poupados da viagem ao Sul, seguindo a mesma lógica de gestão de carga de jogos implementada por Vojvoda. A ausência de peças consideradas importantes ressalta a necessidade de alternativas no elenco e a busca por equilíbrio entre competição e preparo físico ao longo da temporada.

Com a escalação modificada para a estreia, o Santos aposta em nomes como Rollheiser, Barreal e Lautaro Díaz no setor ofensivo, enquanto Gabriel Brazão assume a meta e a linha defensiva conta com Igor Vinícius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vini Lira. A equipe tenta encontrar um ritmo competitivo com base nas opções disponíveis diante da Chapecoense, mesmo sem o atacante que era esperado como um dos principais nomes do calendário 2026.