Atacante do Santos de 17 anos será observado por olheiros italianos no clássico contra o Corinthians e atrai outros clubes europeus
Robinho Jr, atacante do Santos - Foto: Ricardo Moreira/Getty ImagesA Inter de Milão enviará um representante ao Brasil para acompanhar Robinho Jr, uma das principais promessas do Santos, no clássico contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, 15, às 21h30, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fontes próximas ao atacante afirmam que outros quatro clubes europeus também monitoram o jogador, mas o estafe do atleta prefere manter os nomes em sigilo neste momento.
Apontado como uma das maiores revelações recentes da base santista, Robinho Jr assinou em julho um aditivo contratual que estende seu vínculo até o fim de 2030. O novo acordo, no entanto, só entrará em vigor oficialmente quando ele completar 18 anos, em dezembro. Apesar disso, o site da Federação Paulista de Futebol ainda mostra a validade atual até abril de 2027.
O jovem atacante ganhou destaque a partir de 2024, quando passou a se destacar nos torneios de base, como o Campeonato Paulista e a Copa Buh. Depois de boas atuações pelo Sub-20, Robinho Jr foi integrado ao elenco profissional, estreando em um amistoso contra a Desportiva Ferroviária, no Espírito Santo, com uma assistência. Sua estreia oficial ocorreu em 16 de julho, na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão.
Desde então, participou de partidas contra Mirassol, Internacional, Atlético-MG e Grêmio, recebendo cada vez mais espaço nas partidas do time principal.
Nascido em 17 de dezembro de 2007, Robson de Souza Junior, que prefere o nome Robinho Jr, chegou ao Santos em maio de 2022, depois de retornar ao Brasil e passar por testes aprovados pelo clube. Como o Santos é o primeiro clube da carreira, o atacante passou por um período de adaptação e desenvolvimento. Em 2022, ele disputou apenas dois jogos pelo Paulista Sub-15 e, no ano seguinte, começou a se destacar no Sub-17.
Em 2024, o salto de desempenho colocou o jovem em evidência. Com boas atuações e gols nas categorias de base, Robinho Jr passou a treinar com os profissionais e recebeu elogios de Neymar, ídolo santista e amigo da família.
Os números do garoto pelo Santos reforçam sua rápida evolução: em 2022, foram dois jogos pelo Paulista Sub-15; em 2024, nove gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-17 e dois gols em três partidas pelo Brasileiro Sub-17; e em 2025, um gol em dois jogos pela Copinha, dois gols em oito jogos pelo Paulista Sub-20, três gols em nove jogos pelo Brasileiro Sub-20 e cinco partidas pela Série A. Além disso, o desempenho constante nas categorias de base mostra sua maturidade precoce dentro de campo.
Por isso, a possível presença da Inter de Milão na Vila Belmiro reforça o interesse europeu por mais uma joia da base santista, celeiro de talentos que revelou nomes como Neymar, Rodrygo e Gabigol.