O clube mineiro foi superior nos 90 minutos, mas contou com a sorte para bater o Tricolor Paulista na final da Copa São Paulo
Foto: Vinícios Cotrim/Tudo Sobre Paulista No dia do aniversário da cidade de São Paulo, a Mercado Livre Arena Pacaembu recebeu a final da Copinha de 2026. São Paulo e Cruzeiro se enfrentaram na manhã deste domingo, 25 de janeiro, com o estádio cheio e jogo movimentado do início ao fim. Os mineiros levaram a melhor e se sagraram campeão pela segunda vez do torneio.
O Cruzeiro foi melhor no primeiro tempo e conseguiu abrir o placar em jogada de escanteio, mas também tentou ampliar o placar. O São Paulo conseguiu empatar nos acréscimos e voltou do intervalo indo para cima, mas sem ser efetivo. Com azar do goleiro tricolor, o clube mineiro marcou o segundo e garantiu a conquista.
Escalações
São Paulo: João Pedro; Igor Felisberto, Isac, Osorio e Nicolas (Lucyan); Matheus Ferreira (Matheus Menezes), Djhordney e Pedro Ferreira; Tetê, Paulinho (Felipe) e Gustavo Santana (Guilherme Reis). Técnico: Allan Barcelos.
Cruzeiro: Vitor Lamounier; Nicolas (Ivanilson), Kaiquy Luiz, Kelvin e William (Gustavinho); Murillo, Alessandro (André) e Rhuan Gabriel; Rayan (Pablo), Baptistella e Fernando (Pietro). Técnico: Mairon César.
Primeiro tempo
A primeira chegada do jogo foi do Cruzeiro. Após rebote conquistado no ataque, o time mineiro avançou pelo lado direito, o atacante Baptistella dominou bem dentro da área e finalizou com perigo, mas sem precisar de João Pedro defender. A resposta tricolor veio aos cinco minutos, após contra-ataque em que Tetê driblou na ponta e cruzou, mas não achou ninguém.
E o primeiro gol foi do clube mineiro. Após dois escanteios seguidos. William subiu mais alto que todo mundo, inclusive o goleiro João Pedro, e colocou o Cruzeiro à frente do placar. Minutos depois, Tetê quase diminuiu, mas o goleiro cruzeirense fez grande defesa.
O goleiro do São Paulo garantiu duas grandes defesas, mantendo o placar mínimo na primeira etapa. As duas foram em jogadas que o Cruzeiro iniciou pela esquerda e conseguiu chegar livre pela direita, finalizando com perigo. Do outro lado, o São Paulo mostrou dificuldade para criar oportunidades.
E o São Paulo conseguiu empatar nos acréscimos. Após bola cruzada na área novamente, Isaque aproveitou a bola sobrada e finalizou para o fundo da rede, sem chance para o goleiro adversário fazer a defesa. Os times foram para o vestiário empatados em 1 a 1.
Segundo tempo
Depois de um primeiro tempo abaixo, o São Paulo voltou com tudo após o intervalo. O time comandado por Allan Barcellos aproveitou o agito da torcida e quase abriu o placar após jogada pela direita, mas ninguém chegou na área para completar o lance.
A virada quase ocorreu aos 15 minutos. Em jogada feita pela direita, Paulinho apareceu dentro da área para cabecear, mas acabou tirando demais e finalizou para fora. O Cruzeiro fez alterações para tentar entrar no jogo novamente, mas o Tricolor mostrou melhor solidez defensiva.
Apesar do bom momento do São Paulo, foi o Cruzeiro que marcou o segundo gol. O lateral Gustavinho, que entrou no segundo tempo, chutou de fora da área e acertou a trave. O goleiro João Pedro não deu sorte e a bola acabou batendo nas costas dele, entrando no gol.
No lance seguinte, o São Paulo atacou com rapidez e após embaraço na entrada área o juiz deu falta para o Tricolor. Na cobrança, Igor Felisberto não teve o mesmo sucesso que no jogo contra o Ibrachina e acabou parando no goleiro adversário.
Foram sete minutos de acréscimos dados pela arbitragem. O time do Cruzeiro teve a chance de fazer o terceiro com três jogadores na frente do goleiro, mas acabou perdendo. A equipe do São Paulo tentou responder, mas foi o goleiro João Pero que realizou duas grandes defesas para manter a diferença mínima. O Cruzeiro foi campeão pela segunda vez da Copinha!