Na Legends Academy, o currículo dos professores não é brincadeira. Campeão na Alemanha, artilheiro da Bundesliga e integrante da Seleção Brasileira na Copa de 2010, Grafite é um dos nomes que agora compartilham experiência e técnica com as próximas gerações.
Na inauguração da plataforma educacional, o ex-atacante falou sobre sua trajetória marcante em clubes como São Paulo, Santa Cruz e Grêmio, além da passagem inesquecível pelo Mundial na África do Sul. “Foi muito especial pra mim. Mesmo tendo jogado poucos minutos, fazer parte da Copa do Mundo foi um sonho realizado. Ainda mais sendo atacante, posição sempre muito disputada”, relembrou.
Grafite também reviveu a eliminação para a Holanda, que tirou o Brasil da Copa de 2010. “Era um jogo que podíamos matar no primeiro tempo. O Kaká estava voando, o Robinho bem. Mas o futebol tem disso: alguns minutos de desconcentração mudaram tudo. Até hoje é difícil explicar.”
Agora, a nova missão é fora das quatro linhas. Grafite fará parte do corpo docente da Legends Academy, com aulas práticas sobre movimentação ofensiva, posicionamento e finalização. “Vai ser legal. A gente vai falar de falso 9, de 9 de área, de abrir espaço… É um jeito de passar adiante tudo o que aprendemos jogando. E formar não só jogadores, mas cidadãos também”, destacou.
O ex-jogador gravou os conteúdos em São Paulo nas últimas semanas e se mostrou empolgado com a estrutura e liberdade oferecidas pelo projeto. “É bom pra gente, como ex-atleta, continuar ativo, ajudando outros a seguirem esse caminho.”