Retornando para a principal competição do continente, o tricampeão São Paulo foi sorteado no grupo B, considerado um dos mais fáceis da chave de 2024. Vamos visitar brevemente os adversários do tricolor na fase de grupos.
Divulgação/Barcelona SC
Adversário mais tradicional do tricolor na fase de grupos, o Barcelona chega para a sua 30ª participação no torneio mais importante da América. O time equatoriano chegou 7 vezes a semifinal e 2 vezes até a final do campeonato, mas foi derrotado em ambas as oportunidades, contra Olímpia e Vasco da Gama.
Considerado um dos maiores time do Equador ao lado da LDU, o “Barça” conquistou a maior pontuação geral do Campeonato Equatoriano e promete dar trabalho para o time brasileiro, principalmente no tradicional Estádio Monumental Isidoro Romero Carbo, com capacidade para quase 60 mil pessoas. Recentemente, o time de Guayaquil eliminou o Palmeiras em 2017.
São Paulo e Barcelona já se enfrentaram 4 vezes na Libertadores, duas em 1972 e duas em 1992. Cada time venceu um jogo em sua casa e empatou o outro, num retrospecto completamente equilibrado.
Foto: Agustin Marcarian
Carrasco do São Paulo na Pré-Libertadores de 2019, o Talleres conquistou sua vaga pela 2ª colocação geral da temporada no Campeonato Argentino. O time de Córdoba participa da fase de grupos da Libertadores pela 3ª vez, a segunda em três anos. Em 2022, o clube foi eliminado na primeira fase num grupo com Flamengo, Universidad Católica (CHI) e Sporting Cristal (PER).
O atual time do Talleres surpreende pelo bom futebol jogado, atacantes perigosos e um treinador com experiência no Brasil. Walter Ribonetto foi auxiliar de Diego Dabove no Bahia em 2021 e está fazendo valer a pena a sua primeira oportunidade como treinador no profissional. Outro com vivência no Brasil, Nahuel Bustos, que pertence ao Manchester City, teve passagem apagada pelo tricolor do Morumbis em 2022, atuando por apenas 9 jogos e marcando 1 gol.
Além dos dois confrontos pela Pré-Libertadores, Uma vitória por 2 a 0 dos argentinos em sua casa e um empate sem gols no Morumbis, os dois clubes se enfrentaram também na fase de grupos da Copa Mercosul de 2001, com duas partidas terminadas em 0 a 0.
Divulgação/Cobresal
Em sua terceira participação na Libertadores, o atual vice-campeão chileno é um clube de muitas peculiaridades. Quando estreou no torneio, em 1986, o Cobresal foi eliminado na primeira fase sem sofrer derrotas, vencendo um jogo e empatando os outros cinco, chegando na edição de 2016, sua 2ª participação, como o único clube invicto da competição. No grupo do Corinthians, a equipe perdeu sua invencibilidade e terminou como último colocado.
O Cobresal tem sua sede na pequena cidade de El Salvador, no Chile, localizada na região do Deserto do Atacama. O estádio El Cobre, nome dado pela abundância do metal na área, tem capacidade para 20 mil pessoas, enquanto a cidade tem menos de 12 mil habitantes. Além disso, a cidade se encontra numa altitude de 2300 metros, tornando um ambiente difícil de se jogar. O São Paulo nunca enfrentou o Cobresal.