Guanaes valoriza goleada e elogia pressão do Mirassol

Técnico exaltou a força do Bahia e manteve pés no chão

Por: Beatriz Quintino
2 semanas atrás em 1 de setembro de 2025
Foto: Reprodução


O Mirassol conquistou neste domingo (31) a maior goleada de sua história no Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Maião, o Leão bateu o Bahia por 5 a 1 e chegou a 35 pontos, se mantendo na sexta posição da tabela. O resultado aproximou a equipe do G-4, já que o Tricolor baiano ocupa a quarta colocação com apenas um ponto a mais.


Após a partida, o técnico Rafael Guanaes destacou a importância do resultado diante de um adversário que considera uma das forças do campeonato.



Estamos enfrentando a, não digo pela tabela, mas é um time que já joga junto há muito tempo. Então, talvez a terceira força do Campeonato Brasileiro. Eu sei que o Cruzeiro tá ali brigando pelo título também, mas o Bahia tem um trabalho já de mais tempo, mais consolidado. Então é um jogo realmente de muito impacto. A equipe fez o que tinha que fazer nos diferentes momentos do jogo. Conseguimos ter posses mais equilibradas. Era importante ter paciência contra a equipe do Bahia, saber fazer os gols, que é uma equipe que se defende bem.”



Apesar do placar elástico, o treinador reforçou que a equipe mantém os pés no chão e vê o momento como parte de um processo de evolução.



Um mérito pros jogadores da nossa equipe coletivamente e individualmente também. Eu acredito que a gente está evoluindo, graças a Deus. E eu penso que a nossa forma de nos ver tem que ser essa, né? Com crescimento contínuo. A gente tá procurando, não criando fantasma nem nada, mas nos desafiando a fazer mais. Manter nosso pezinho no chão. Não são mais três pontos, não conquistamos o nosso primeiro objetivo ainda. Então, só agradecer a Deus mesmo por essa noite linda, por essa vitória impactante.”



Guanaes também ressaltou a postura do Mirassol na marcação e o desempenho estratégico da equipe, que resultaram em um primeiro tempo praticamente perfeito.



E desde o começo do jogo a gente se sacrificou muito para conseguir pressionar bem. Essa é uma marca da nossa equipe, né? Então, depois, se você for olhar o número, o número da posse acaba ficando muito maior pro time deles, porque a gente virou o tempo 3 a 0, né? Então, estrategicamente também a gente saber como pressionar, quando pressionar, mas tentamos em todos os momentos trabalhar. Gostei muito da pressão, só que eu gostei muito daquilo que nós fizemos com a bola, né? Gostei muito das ideias específicas que a gente criou pro jogo e foram muito bem aplicadas. Os gols saíram de situações treinadas, de capacidade individual deles também. Então a gente vai tentando participar para que o talento deles acabe se sobressaindo e que nas relações a gente possa também se potencializar.”



Com a pausa para a Data Fifa, o Mirassol terá 12 dias de folga até o próximo compromisso. Guanaes, no entanto, ressaltou a importância de aproveitar o momento positivo, mesmo com a interrupção.



É uma vitória que a gente precisa comemorar e, para essa parada, foi muito importante, já que a gente tem dois jogos pesadíssimos fora de casa agora. Eu não gosto porque o momento é bom de novo. Viemos de vitórias seguidas, aí já perdemos para o Flamengo e depois retomamos de novo. Mas o padrão de desempenho que é o que importa, a gente consegue manter. Estamos sempre escalando um degrau de cada vez. Eu pedi um por cento a mais de cada um ali, porque sabia que o jogo ia demandar demais, e a gente começa muito ligado no jogo. Então o gol no começo contribui para que possamos, emocionalmente, aproveitar bem cada dia. Primeiro de tudo, eles precisam descansar agora. É um descanso merecido, que eles recebem para conseguir se recuperar.”



O Mirassol volta a campo no dia 13 de setembro, fora de casa, contra o Grêmio, às 16h, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.