O Guarani finalmente pontuou no Brasileirão da Série C. Na quarta rodada da competição, o Bugre recebeu o Botafogo-PB no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e bateu o rival por 2 a 1 diante de pouco menos de 3 mil torcedores. Depois de três derrotas nos três primeiros jogos da competição continental, o Verdão de Campinas vence sua primeira partida na divisão desde 2016, quando foi vice-campeão.
Emerson Barbosa e Deni Júnior abriram 2 a 0 para o Guarani, enquanto Henrique Dourado (aquele) diminuiu para o Belo. Andrey ainda defendeu um pênalti de Camilo no começo da segunda etapa, que se mostrou primordial para o resultado.
O Bugre atinge os três pontos na tabela de classificação, saindo da lanterna para a 15ª posição. No próximo sábado (10), a equipe recebe o São Bernardo.
PRIMEIRO TEMPO
O Guarani iniciou o duelo em ritmo acelerado e logo aos 3 minutos levou perigo, quando Caio Mello finalizou e contou com desvio de Isaque, obrigando Wallace a fazer boa defesa. A partida, porém, caiu de intensidade e seguiu morna até os 27 minutos, quando Rafael Bilu arriscou de longe e carimbou o travessão, levantando a torcida no Brinco de Ouro. Aos 31, o próprio Bilu voltou a assustar com jogada individual pela direita, exigindo nova intervenção do goleiro adversário.
O Botafogo-PB respondeu dois minutos depois, em finalização rasteira de Erick que passou raspando a trave. O equilíbrio tomava conta do jogo até que, aos 43 minutos, Emerson Barbosa tabelou com Pablo Baianinho pela esquerda, invadiu a área e bateu rasteiro. A bola ainda tocou na trave antes de morrer no fundo da rede, garantindo a vantagem bugrina no intervalo.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final começou com emoção. Aos 4 minutos, Denilson invadiu a área e foi derrubado por Andrey: pênalti para o Botafogo-PB. Na cobrança, Camilo foi para a bola, mas Andrey defendeu com segurança no canto esquerdo, mantendo o Bugre em vantagem. O castigo veio pouco depois: aos 19, Rafael Bilu fez boa jogada e encontrou Deni Júnior livre na área. O atacante finalizou de primeira para ampliar o marcador.
O Botafogo-PB respondeu rapidamente e diminuiu aos 30 minutos, após cobrança de escanteio que terminou com Henrique Dourado empurrando para as redes em meio a um bate-rebate na pequena área. Apesar de tentar uma pressão nos minutos finais, o Belo não conseguiu criar chances claras e viu o Guarani conquistar sua primeira vitória na competição.
ESCALAÇÕES
Guarani: Andrey; JP Galvão (João Victor), Raphael, Lucas Rafael (Pablo) e Emerson; Nathan, Caio Mello e Anderson Leite; Isaque (Matheus Sarará), Rafael Bilu (Cristiano) e Deni Junior. Técnico: Marcelo Fernandes
Botafogo-PB: Wallace; Erick, Reniê, Wendel Lomar e Sidcley (Evandro); Gama, Thallyson, Santos (Gabriel Honório) e Camillo (Rafinha); Denilson (Henrique Dourado) e Silvinho (Rodrigo Alves). Técnico: Antônio Carlos Zago