A Série B está na reta final desta edição de 2024. Com apenas sete rodadas a disputar, já dá para ter um parâmetro da situação de cada clube, como possíveis campeão, promovidos e rebaixamento. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dois paulistas, Guarani e Ituano, ainda aparecem entre os clubes com mais probabilidade de jogar a Série C em 2025.
Quem lidera essa estimativa entre os conterrâneos é o Guarani, que é o lanterna da classificação, mas acredita em melhora na próxima sequência. De acordo com a pesquisa, o Bugre possui 91,9% de ser rebaixado. Mesmo com a vitória em confronto direto diante do CRB, o time campineiro segue tendo mais de 90% de chance de terminar o torneio na zona de rebaixamento.
O outro paulista que aparece no Z4 é o Ituano. 19º colocado na tabela, o Galo de Itu acumula 73,8% de descer uma divisão ao fim da Série B. As chances aumentaram com a derrota diante do Brusque, que era um confronto direto entre 18º e 19º colocado da tabela.
Botafogo-SP (23,4%) e Ponte Preta (39,5%) também estavam preocupados com a situação, principalmente a Macaca, que está a dois pontos da zona de rebaixamento. Contudo, de acordo com a pesquisa universitária, Brusque, CRB e Chapecoense possuem mais chances de cair que estes paulistas. Porém, os clubes ainda vivem em fase de alerta para não correr o risco.
Vale lembrar que, conforme as rodadas vão passando, as probabilidades vão sendo alteradas de acordo com o histórico do time. Dessa forma, alguns números podem diminuir, ou aumentar, nas próximas pesquisas da UFMG.