O futebol de Campinas viveu uma temporada para esquecer. Guarani e Ponte Preta foram rebaixados para a Série C do Campeonato Brasileiro. Além disso, em comum, os rivais lideraram os piores desempenhos por turno da Série B de 2024.
O Bugre foi o pior time do primeiro turno, enquanto a Macaca teve a pior campanha no returno.
Com 57 pontos em disputa por turno, o Bugre somou apenas 11 pontos nos primeiros 19 jogos. Duas vitórias, cinco empates e 12 derrotas, resultando em um aproveitamento de 19,3%. No segundo turno, tentando uma reação, o Alviverde melhorou e somou 22 pontos. Mas não conseguiu evitar o estrago. O time passou 32 das 38 rodadas como lanterna e esteve na zona de rebaixamento durante todo o campeonato, selando a queda com duas rodadas de antecedência.
Já a Ponte Preta iniciou o campeonato sem grandes preocupações com a parte de baixo da tabela. A Macaca, inclusive, encerrou o primeiro turno com 26 pontos, apenas quatro de distância do G-4. No entanto, o time ‘ladeirou’ no segundo turno. O time somou 12 pontos em 19 jogos, com três vitórias, três empates e 13 derrotas, encerrando o returno com um aproveitamento de 21,05%.
Um dos momentos mais simbólicos dessa derrocada da Ponte foi justamente o dérbi campineiro do returno. Jogando no Moisés Lucarelli, a Ponte tinha a chance de praticamente selar o rebaixamento do Guarani, mas foi derrotada por 1 a 0. O resultado colocou a Macaca no Z-4, de onde não conseguiu sair no fim da competição, encerrando na 17a colocação.
Agora, Guarani e Ponte Preta estão juntos pela primeira vez na história na Série C. Dessa forma, em 2025, após o Campeonato Paulista, ambos terão o objetivo de buscar o retorno à Série B.