Tombense e Guarani ficaram no empate em 2 a 2 neste sábado (30), no Estádio Almeidão, em Minas Gerais, pela 19ª e última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro.
Apesar do resultado, o Bugre garantiu vaga na próxima fase. A equipe terminou a primeira etapa da competição com 27 pontos, em sétimo lugar.
Já o Tombense entrou em campo rebaixado. Assim, o time mineiro fechou a campanha na lanterna, com apenas 14 pontos, e uma sequência de 14 jogos sem vencer.
O Guarani começou a partida pressionando em busca da vitória, que asseguraria a classificação sem depender de outros resultados. Logo no primeiro minuto, Lucas Justen finalizou na área e obrigou Douglas Marques a fazer a defesa. Pouco depois, o atacante voltou a arriscar e novamente parou no goleiro adversário. Aos oito, mais uma chance clara do Bugre levou perigo.
A resposta do Tombense veio aos 10 minutos, quando Anderson Ligeiro soltou uma bomba de fora da área, mas Dalberson defendeu firme.
O Bugre continuou criando com Kauã Jesus e Diego Torres, que passaram perto do gol. Até que, aos 26, Lucas Justen abriu o placar de cabeça após cobrança de escanteio, acertando o ângulo.
Aos 39, o atacante quase ampliou novamente, mas parou em grande defesa de Douglas Marques. O Guarani foi para o intervalo em vantagem e classificado na sexta colocação.
Na volta do intervalo, o Bugre manteve a pressão. Logo aos dois minutos, Bruno Santos ajeitou para Mirandinha, que finalizou, mas Douglas Marques fez outra grande defesa.
O Tombense, com dificuldades de chegada, arriscou com Pedro Oliveira, que mandou para longe. Aos 25, Fabrício Dias bateu de fora da área e a bola desviou na zaga, saindo perto da trave.
No minuto seguinte, o Guarani ampliou. Após erro da defesa do Tombense, Lucas Justen cruzou e Bruno Santos empurrou para as redes: 2 a 0.
O time mineiro reagiu rápido. Aos 28, Jupi acertou belo chute no ângulo e descontou. Na sequência, aos 36, a arbitragem marcou pênalti por toque de mão de Raphael na área. Luiz Felipe converteu e empatou o jogo em 2 a 2.
O placar final, junto aos outros resultados da rodada, manteve o Guarani classificado, enquanto o Tombense se despediu da Série C.
Tombense: Douglas Marques; Júlio Henrique, Fernando, Wesley Marth e Dudu Mandai (Kaike); Claudinei (Luiz Felipe), Fabrício Dias e Jefferson Renan; Anderson Ligeiro (Cleiton), Rafhael Lucas (Jupi) e Pedro Oliveira (João Vitor). Técnico: Marcelo Chamusca.
Guarani: Dalberson; Lucas Justen, Raphael, Alan Santos (Márcio Silva) e Emerson Barbosa; Kelvi (Kadi), Geovane (Lucas Rafael) e Diego Torres; Kauã Jesus (Gabriel Silva), Mirandinha (Luiz Miguel) e Bruno Santos. Técnico: Matheus Costa.