O Guarani encerrou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro com a pior campanha desde seu retorno à competição em 2017. Com apenas 11 pontos em 19 partidas, a equipe de Campinas ocupa a lanterna da competição, apresentando um aproveitamento de 19,30%.
Essa é a segunda vez que o Bugre termina a primeira metade do campeonato na última posição, igualando o desempenho de 2019. Pelo contrário, na temporada passada, o Guarani acumulou 32 pontos, ficando na 6ª posição e mantendo vivas as esperanças de acesso à Série A até as últimas rodadas.
Desde o acesso conquistado na Série C em 2016, o alviverde alternou entre campanhas de destaque e outras mais sofridas. Assim, as posições do time ao final dos primeiros turnos desde 2017 ilustram essa montanha-russa.
Para se ter uma ideia, em 2006, quando o Guarani sofreu seu primeiro rebaixamento para a Série C, o Bugre já havia somado 11 pontos nas primeiras nove rodadas. Por outro lado, neste ano, a mesma pontuação foi atingida apenas após 19 jogos.
Dessa forma, com um desempenho de duas vitórias, cinco empates e 12 derrotas, o time precisa de uma reação. A primeira oportunidade para iniciar essa recuperação será na próxima segunda-feira (12), quando a equipe recebe o Vila Nova, no Brinco de Ouro, às 20h, pela 20ª rodada.