Em um ano para se esquecer, o Guarani encerrou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 igualando uma marca histórica. Rebaixado para a Série C, o Bugre se tornou apenas o segundo clube a passar todas as 38 rodadas da competição na zona de rebaixamento.
O feito iguala o desempenho do Boa Esporte em 2018. Na ocasião, o time mineiro encerrou o campeonato na lanterna, com 30 pontos. Assim como o Guarani, o Boa também passou 32 rodadas como lanterna.
No caso do alviverde, 31 delas foram de forma consecutiva. O time iniciou sua trajetória na zona da degola com uma derrota para o Vila Nova por 2 a 0, fora de casa, na estreia do torneio. Na terceira rodada, caiu para a lanterna goleado pelo Santos, por 4 a 1.
O Bugre chegou a sair do último lugar com uma vitória sobre o Botafogo-SP na quarta rodada, mas voltou para a posição na oitava rodada. Daí em diante, amargou a lanterna até o fim.
Agora, o Guarani terá pela frente o Campeonato Paulista em 2025, antes de disputar a Série C, na tentativa de retornar à segunda divisão.