O Guarani entra em campo neste próximo domingo, dia 8 de setembro, às 18h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte, com a oportunidade de finalmente deixar a lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro. O time campineiro visita o América-MG, pela 25ª rodada, um dos únicos times invictos como mandante nesta altura do torneio.
Apesar de ocupar a última posição na tabela desde a sétima rodada, o Bugre vive sua melhor fase na temporada. Nos últimos jogos, a equipe conquistou quatro vitórias e um empate, somando 21 pontos até o momento. Contando apenas o segundo turno, é o time com melhor aproveitamento entre todos os 20 da competição.
Uma vitória contra o América faria o Guarani ultrapassar todos os times da zona de rebaixamento, mas não alcançaria o CRB, primeiro time de fora. Para isso, contudo, também depende de uma combinação de resultados. O Ituano recebe o Mirassol, o Brusque recebe o Santos e Chapecoense visita a Ponte Preta. Nenhuma dessas equipes podem vencer, ou seja, estão liberadas para empatar. Se vencerem, o Bugre segue na lanterna independente do próprio resultado.
Outro pensamento que deixa o torcedor bugrino otimista, é o fato de que o Guarani tem um jogo a menos em relação aos outros times. Essa partida adiada, diante do Botafogo-SP, ainda não tem data para acontecer, mas pode pegar a equipe campineira em boa fase.