O Guarani chega pressionado à reta final da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe se prepara para enfrentar o Ypiranga-RS no próximo sábado (9), às 19h30, no Brinco de Ouro, em duelo válido pela 16ª rodada.
Faltando quatro rodadas para o fim da primeira fase, o Bugre ocupa atualmente a 12ª colocação, com 17 pontos. A distância para o G-8 é de quatro pontos, posição hoje ocupada pelo CSA, com 21. O próprio Ypiranga, próximo adversário, está em sétimo lugar com os mesmos 21 pontos. Ou seja, trata-se de um confronto direto na briga por uma vaga na segunda fase.
Além disso, uma vitória é fundamental para que o Guarani se afaste da parte de baixo da tabela. A equipe está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, que começa com o Anápolis, 17º colocado, com 16 pontos. Outros dois times também têm 16, e dois outros que somam os mesmos 17 do Bugre, ficam atrás nos critérios de desempate.
Mesmo em caso de derrota, o risco de o Guarani entrar no Z-4 nesta rodada é baixo por conta dos confrontos diretos entre os adversários. No entanto, restariam apenas três jogos, e nove pontos em disputa, o que tornaria a missão de avançar ainda mais complicada.