Neste dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, que exalta a tradição dos povos originários do Brasil. O Guarani, que faz parte da resistência ao preconceito com essa minoria, relembrou a data e enfatizou a importância de celebrar as origens.
“Hoje, celebramos nossas origens e a ancestralidade do nosso país. A história e cultura dos povos indígenas são exemplos força e inspiração. O Guarani Futebol Clube se orgulha de levar consigo um símbolo tão importante! O Guarani é o clube de todos!”, publicou o Bugre.
A utilização do termo Bugre, inclusive, é um ato de resistência do Guarani que começou no século passado. A palavra era pejorativa e soava como preconceituosa entre os descendentes de indígenas. Com isso, o clube adotou como apelido e mascote, colocando o termo até no hino oficial da instituição.
𝟏𝟗 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐥 • 𝐃𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐨𝐯𝐨𝐬 𝐈𝐧𝐝𝐢́𝐠𝐞𝐧𝐚𝐬
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) April 19, 2025
Hoje, celebramos nossas origens e a ancestralidade do nosso país. A história e cultura dos povos indígenas são exemplos força e inspiração. O Guarani Futebol Clube se orgulha de levar consigo um símbolo tão… pic.twitter.com/Ogq1oiSxDn