O Guarani voltará a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro após oito anos. O empate sem gols com o Amazonas, no Brinco de Ouro, nesta terça-feira (12), pela 36ª rodada da Série B, selou o rebaixamento do Bugre.
A última vez que o Guarani jogou a Série C foi em 2016. Naquele ano, o time liderou toda a primeira fase, mas terminou como vice-campeão, perdendo o título para o Boa Esporte. O último rebaixamento do clube indo da Série B para a Série C havia sido em 2012.
Assim, o time de Campinas passou quatro anos na terceira divisão antes de conseguir o acesso. Desde 2017, vinha disputando a Série B de forma ininterrupta, mas não conseguiu retornar à Série A nesse período. No ano passado, chegou perto do acesso.
Contudo, a temporada atual começou de forma negativa, com o time já flertando com o rebaixamento no Paulistão e escapando da queda apenas na última rodada. Na Série B, o Bugre apresentou uma campanha que indicava o rebaixamento desde a primeira rodada.
Desde o início da competição, o time ‘vive’ na zona de rebaixamento, e há 30 rodadas ocupa a lanterna. O time registra um aproveitamento inferior a 30%, com oito vitórias, oito empates e 20 derrotas em 36 jogos.
Este é o primeiro rebaixamento do Guarani em 11 anos, a última queda aconteceu no Paulistão de 2013. No total, é o 11º rebaixamento da história do clube.
O Bugre ainda tem dois compromissos para encerrar a temporada, apenas cumprindo tabela. O próximo será no domingo (17), às 11h, contra o Brusque, fora de casa.