O Guarani segue tropeçando na Série C e viu suas chances de acesso diminuírem ainda mais após o empate por 1 a 1 contra a Ponte Preta, no dérbi 210, disputado neste fim de semana. Apesar da luta, da entrega e até de um golaço de voleio de Mirandinha, o Bugre chega ao quinto jogo consecutivo sem vencer e permanece com 17 pontos, quatro longe do G-8 e com a zona de rebaixamento mais próxima, a apenas três pontos de distância.
A partida, marcada pelo equilíbrio e por momentos de tensão típicos de um clássico, teve seus pontos altos e baixos. O Guarani, comandado por Matheus Costa, que ainda busca sua primeira vitória à frente do clube, até tentou ser mais ofensivo com uma escalação no 4-3-3, e viu a estratégia funcionar em partes. Faltou, no entanto, efetividade, organização no meio e tranquilidade nos momentos decisivos.
O técnico apostou em um posicionamento mais agressivo com Cicinho e Emerson Barbosa pelos lados e Kelvi Gomes exercendo papel híbrido, entre zagueiro e marcador de Jeh, da Ponte. A ideia era sufocar a saída do adversário e gerar superioridade no ataque. Porém, erros técnicos e nervosismo afetaram o desempenho da equipe, especialmente na saída de bola, com destaque negativo para Diogo Silva, que teve dificuldades na construção.
O primeiro tempo foi de boas intenções, mas de pouca inspiração ofensiva. O argentino Diego Torres, principal esperança de criação, teve lampejos e bons momentos na bola parada, mas ainda está longe de justificar a titularidade. Bruno Santos, isolado na frente, pouco pôde fazer diante da pouca participação coletiva.
Após o empate, o Bugre ainda teve a chance da virada com Ryuta Takahashi, que entrou bem no fim e quase decidiu a partida com boa movimentação e presença ofensiva, algo que não se viu em jogadores como Kauã Jesus, titular até então. Mas o Guarani também viu a derrota passar perto: Andrey fez boas defesas, e o travessão salvou no último lance, em chute de Serginho.
Apesar da entrega e da festa pelo golaço de empate, o ponto somado tem sabor amargo diante do contexto da tabela. A campanha atual é de 12º lugar e exige uma reta final impecável: os próximos compromissos serão contra Ypiranga-RS e Confiança no Brinco de Ouro, e duelos fora contra ABC e Tombense.
Classificação do Guarani