Na noite desta segunda-feira (12), o Guarani recebeu o Vila Nova pela 20a rodada da Série B do Brasileirão 2024. Em um duelo de opostos no Estádio Brinco de Ouro, quem levou a melhor foram os donos da casa pelo placar de 2 a 0. Com o resultado, o Bugre encerrou o jejum de 11 anos sem vencer o Tigre. A última vez que isso aconteceu foi em agosto de 2013, pela Série C. De lá pra cá, foram nove empates e seis derrotas.
A partida foi de predomínio do time da casa, que conseguiu sair com a vitória merecidamente. Airton teve grande atuação, com assistência e gol. Entre muitos cartões amarelos e paralisações, o Vila teve a maior posse de bola, mas não chutou muito no alvo.
Ao término do jogo, o Guarani chegou apenas a sua terceira vitória na Série B, somando 14 pontos. Apesar do resultado, a equipe ainda não deixa a lanterna da tabela, tendo dois a menos que o Ituano, que ocupa a 19a colocação. O Vila Nova, por outro lado, continua próximo ao G4 com 30 pontos, se mantendo vivo na briga pelo acesso.
A equipe da casa começou a partida trabalhando bastante pela direita, mas sem sucesso. Somente aos 10 minutos o ataque do Bugre fez Dênis trabalhar. Após cruzamento de Airton pelo lado esquerdo, a bola sobrou para João Victor finalizar, mas o goleiro fez boa defesa.
Em cobrança de falta, Luan Dias ficou com a bola parada, que desviou na barreira e saiu. Primeiro cartão amarelo para o Vila Nova aos 19 com Alesson, por reclamação. Na sequência, foi a vez de Matheus Bueno cobrar a falta, batendo rasteiro, mas a bola passou à direita do gol.
Com 35 minutos, Rhuan chegou firme em João Victor e levou o segundo amarelo do jogo. Mais uma cobrança perto da área para o Guarani. A bola bateu novamente na barreira e a jogada não teve continuidade.
Logo em seguida, aos 37, Airton levantou mais uma bola parada que terminou na cabeça do zagueiro Douglas, que subiu mais que todo mundo e abriu o placar para o Bugre. Primeiro gol com a camisa alviverde.
O árbitro marcou penalidade máxima de Quintero sobre Airton com 40 no relógio. Caio Dantas foi para a batida e desperdiçou. O jogador bateu forte no meio, contando com defesa de Dênis com o pé.
Em trabalho com a bola desde o campo de defesa, Airton carregou dentro da área com espaço e chutou no contrapé tirando do goleiro para ampliar para o Bugre na reta final da primeira etapa, aos 48.
Pela primeira vez no campeonato, o time da casa vai para o intervalo vencendo por dois gols de diferença. Airton foi o destaque até agora.
Luizinho Lopes colocou Alex Silva e João Lucas no lugar de Rhuan e Jemmes. Amarelo para Quintero aos três minutos. O jogador estava pendurado e está fora do próximo jogo. Mais um amarelo para o Vila, após falta de Cristiano.
O Tigre chegou a diminuir aos 11 minutos, mas o bandeira marcou impedimento. Igor Henrique fez Vladimir defender bom chute aos 19. Amarelo para Igor Henrique e Luan Dias, que também estava pendurado e desfalca o Bugre na próxima rodada.
Alesson trabalhou pela esquerda e chutou no cantinho, mas Vladimir defendeu sem susto. Aos 40, amarelo para João Lucas por segurar a camisa do adversário. O jogador também estava pendurado.
Matheus Bueno quase ampliou mandando rasteiro uma bola na trave.
Fim de jogo: 2×0.
Para a próxima rodada do Brasileirão, o Vila Nova recebe o Sport na sexta-feira (16), às 21h. O Guarani terá pela frente a Chapecoense no sábado (17), a partir das 15h30.
Guarani: Vladimir; Pacheco, Matheus Salustiano, Douglas Bacelar e Jefferson; Anderson Leite, Matheus Bueno e Luan Dias (Marlon Maranhão); João Victor (Heitor), Airton (Lucas Araújo) e Caio Dantas (Lucas Paraizo). Técnico: Allan Aal.
Vila Nova: Dênis Jr; Elias, Quintero, Jemmes (João Lucas) e Rhuan (Alex Silva); Ralf, Cristiano (Emerson Urso) e Igor Henrique (João Vitor); Alesson, Júnior Todinho (Everton) e Henrique Almeida. Técnico: Luizinho Lopes.