Na partida final do segundo dia de Copinha, o Guarani venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1 numa virada heroica em Franca. Após sair perdendo no início da primeira metade, o time treinado por Jairo Blumer não desistiu, fez grande jogo e marcou dois gols para sair com os três pontos conta um dos maiores times do país.
Jogo intenso, cheio de emoções e boas atuações dos goleiros. O embate mostra o alto nível do grupo 5, que conta também com Francana e Nova Iguaçu, que empataram mais cedo no placar de 1 a 1. Agora, basta vencer mais um dos dois jogos para o Guarani garantir sua classificação para a próxima fase.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi movimentada desde os minutos iniciais do jogo, com ambas as equipes buscando o gol. Logo aos 6′, grande jogada de Léo Porfirio e chance para Albanez abrir o placar para o Guarani, mas Pedro Cobra fez a primeira boa defesa da noite. Na sequência, aos 11, falta “besta” de Belluco em Alisson, dentro da área, pênalti para o Galo. O camisa 9 Pedro Ataíde bateu de perna esquerda e abriu o placar para os mineiros.
Depois do gol, o jogo recebeu ainda mais energia. O Bugre tentou com Léo Porfírio e João Marcelo, mas teve impedimento nos dois lances. Aos 23 minutos, quase que o Atlético amplia – grande passe de Índio para Jonathan no contra-ataque, que saiu na cara do gol, mas tirou demais de Thiago Lenza e perdeu a oportunidade.
O jogo se acalmou na reta final do primeiro tempo, principalmente após nova defesa de Pedro Cobra em belo chute de Albanez na entrada da área. Os minutos finais foram truncados e sem muita emoção, 1 a 0 para o “galinho” no intervalo.
GOL DO GALO
Atlético-MG 1×0 Guarani
⚽️ Pedro Ataíde (P)
🏆 1° Rodada, Grupo 5 – Copinha pic.twitter.com/cm1kKv4ZUH
— Futeboleiros (@futteboleiros) January 4, 2025
Segundo tempo
Na volta do vestiário, Jairo Blumer fez duas mudanças no Guarani – Felipe Zamboni e Marcelinho saíram para as entradas de Mineiro e Wictinho, respectivamente. O time de Campinas foi para cima do alvinegro com todas as forças e dominou a partida. Léo Porfírio e João Marcelo forçaram grandes defesas de Pedro Cobra, que seguia imbatível no jogo. Do outro lado, sobrava espaço para o Galo explorar e quase aumentou o placar aos 17 minutos com Alisson, que parou em Thiago Lenza.
Aos 20′, mais duas mudanças no Bugre – saíram Lucas Belluco e Vitinho Albanez e entraram Lucas Martins e Michael. A ação surgiu efeito rapidamente, com o empate vindo 8 minutos depois. Aos 28′, belo passe de calcanhar de Porfírio e chute cruzado de João Marcelo, sem chance para Pedro Cobra, 1 a 1.
Leonardo Silva viu o empate e também mexeu na equipe do Atlético, com três substituições. Mesmo assim, o Guarani seguiu melhor na partida e quase virou novamente em chute cruzado de João Marcelo, mas Pedro Cobra fez um milagre. Apesar da grande partida do goleiro, parecia que o futebol reconhecia o merecimento do Bugre. Aos 49 do segundo tempo, o Verdão foi todo a frente e o zagueiro Pedro Manoel, num lance de craque, fez um golaço de voleio para virar o placar logo antes do fim do jogo – 2 a 1 para o Guarani, que saiu com três pontos contra um grande adversário.
GOOLLL DO GUARANI ! 🟢⚪️
⚽️ Pedro Manoel
🅰️ Nichollas Silva
Atlético-MG 1×2 Guarani #Copinha2025 pic.twitter.com/qawgQPVidY— GOL_FC (@GOL_FC_) January 4, 2025
Escalações
Atlético Mineiro: Pedro Cobra, Lucas Souza, Vitão, Kazim e Pedro Oliveira; Kauan Guilherme, Índio, e Gabriel Pfeifer; Jhonathan, Alisson Souza e Pedro Ataíde. Técnico: Leonardo Silva
Guarani: Thiago Lenza, Cauê Raphael, Pedro Manoel, Felipe Zamboni e Nogueira; Belluco, Vinicius Yuji, Albanez e Léo Porfírio; Marcelinho e João Marcelo. Técnico: Jairo Blumer