Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

Guerreiras Grenás se preparam para estreia na temporada 2026

Equipe enfrenta o Red Bull Bragantino, neste domingo, pela primeira rodada do Brasileiro Feminino

Por: Beatriz Quintino
1 dia atrás em 13 de fevereiro de 2026
Foto: Rafael Zocco/Ferroviária

O time feminino da Ferroviária se prepara para a estreia na temporada 2026. As Guerreiras Grenás entram em campo neste domingo (15), às 17h, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no CPD (Centro de Performance e Desenvolvimento), em Atibaia, pela rodada de abertura do Brasileiro Feminino.

O elenco profissional se apresentou oficialmente no dia 9 de janeiro e iniciou a pré-temporada no CT “Aldeia das Guerreiras”, no Parque Pinheirinho. Desde então, a equipe mantém rotina diária de treinamentos e disputou jogos-treino como parte da preparação para o início da competição.

A Ferroviária confirmou sete reforços para a temporada: as meio-campistas Brenda, Maressa e Ana Luiza, além das atacantes Rhaissa, Dos Santos, Thayslane e a angolana Patrícia Seteco. Entre as novidades, Dos Santos retorna depois de defender o Red Bull Bragantino por empréstimo na última temporada. De volta a Araraquara, a atleta destacou a evolução pessoal e o ambiente de trabalho na pré-temporada.

“Eu fico bem feliz por este retorno. Esperei muito por este momento de voltar a defender a Ferroviária, com mais experiência e mais preparada. Durante toda a preparação, o grupo se mostrou empenhado para esta disputa de Brasileirão. Pelo pouco que já estou trabalhando com ele [Léo Mendes], é um cara excepcional, sempre está ajudando as meninas e estou conseguindo desempenhar a função que ele pede nos treinamentos para esta estreia”, afirmou.

O técnico Léo Mendes ressaltou o processo de adaptação do elenco à proposta de jogo e o trabalho coletivo da comissão técnica neste início de temporada.

“Tem sido um desafio positivo para nós da comissão técnica, porque precisamos encaixar nossas ideias com a cultura de jogo do clube e as características das atletas, e isso leva um pouco de tempo. Nessas últimas semanas conseguimos evoluir bastante. A entrega das atletas, o nível de profissionalismo e o entendimento têm sido muito bons, e ficamos satisfeitos com isso”, analisou o treinador.







A AFE fará sua estreia em casa diante do Botafogo, no sábado seguinte, dia 21, às 16h, na Fonte Luminosa. Além do Brasileirão Feminino, a equipe também disputará a Copa do Brasil e o Paulistão Feminino em 2026.