Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Gustavo Medina vira alvo de clubes da série A

Zagueiro de 24 anos atrai interesse de clubes da elite após boa temporada pela equipe de Araraquara

Por: Neila Gonçalves
3 horas atrás em 12 de dezembro de 2025
Foto: Luis Miguel Ferreira / Ferroviária SAF

O zagueiro Gustavo Medina, de 24 anos, tornou-se um dos nomes mais disputados do mercado nacional. Após uma temporada de destaque pela Ferroviária, onde somou 43 jogos, um gol e uma assistência entre Série A2 do Paulista e Série B do Brasileiro, o defensor passou a ser alvo de clubes da Série A para 2026.

De acordo com informações do ge, Corinthians, Vitória e Remo demonstraram interesse formal no jogador, realizando consultas, sondagens, propostas de compra em definitivo e até ofertas de empréstimo com opção de compra. Equipes da Série B também monitoram a situação.

Vitória e Remo preferiram não comentar negociações neste momento. O clube baiano informou que só deve tratar de reforços após as eleições marcadas para este sábado.

No Corinthians, o interesse parte principalmente do técnico Dorival Júnior, que tem relação com o futebol de Araraquara — cidade onde nasceu e iniciou sua trajetória. Porém, a contratação esbarra em dois pontos: o fato de Medina ter contrato até 31 de dezembro de 2026, e o atual transfer ban que impede o Timão de registrar reforços.

A multa rescisória para 70% dos direitos do atleta está estimada entre 800 mil e 1 milhão de dólares, mas fontes ligadas à negociação não descartam a inclusão de jogadores como parte do acordo.

A Ferroviária, que disputará em 2026 a Série C e a Série A2 do Paulistão, não deve dificultar a saída, desde que receba uma oferta compatível com suas expectativas.

Cria da Ferroviária, Medina está no clube desde 2017 e despontou de vez a partir de 2021. Antes de se firmar como titular na atual temporada, passou por empréstimos ao Cruzeiro, ao Valladolid, da Espanha — onde chegou a conhecer Ronaldo Fenômeno —, e ao Taubaté.

A ascensão do zagueiro acompanha a evolução da Locomotiva: ele participou diretamente dos dois acessos consecutivos da Série D para a Série B, em 2023 e 2024. Em 2025, registrou a melhor temporada da carreira em número de jogos.

Com 1,83m, Medina se destaca pela velocidade, eficiência nos desarmes e boa qualidade na saída de bola, tanto em passes curtos quanto em inversões longas.

Enquanto o mercado segue aquecido, o defensor permanece treinando com a Ferroviária, que estreia no Paulistão A2 em 11 de janeiro, fora de casa, contra o Oeste.