Gustavo Mosquito perde espaço no Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
O atacante Gustavo Mosquito vem sendo pouco aproveitado pelo treinador António Oliveira no Corinthians. São raras as partidas em que o atleta sai do banco de reservas. Seu último grande momento foi contra o Palmeiras, no Campeonato Paulista, quando entrou na segunda etapa e contribuiu com uma assistência para um empate heroico do Timão na reta final de partida. Porém, o atacante ainda não marcou gols na atual temporada.
Mosquito chegou ao Corinthians em 2019 após ser comprado junto ao Coritiba. Porém, praticamente não atuou e foi emprestado para Vila Nova e Oeste durante aquele ano. Em 2020, mais um empréstimo logo de cara. Dessa vez, para o Paraná. Mas na metade daquela temporada, o então técnico Tiago Nunes surpreendeu e solicitou o retorno de Mosquito ao Timão.
A volta marcou o início de uma boa trajetória do atacante no Clube do Parque São Jorge. Ele ficou marcado como símbolo da fuga do rebaixamento naquele ano por conta de seus gols importantes e jogadas de velocidade, que se mostraram como sua principal característica.
A partir de 2021, Mosquito teve suas primeiras temporadas completas no Timão, mas cada vez com menos espaço para jogar. Em uma das últimas partidas de 2022, contra o Fluminense, sofreu uma grave lesão ligamentar no joelho e perdeu boa parte da temporada de 2023. Neste ano, foi titular apenas duas vezes.
Veja os números de Gustavo ano a ano
2019 - seis jogos (nenhum como titular) e sem participações em gols
2020 - 27 jogos (1286 minutos), com cinco gols e quatro assistências
2021 - 54 jogos (3043 minutos), com três gols e duas assistências
2022 - 50 jogos (2253 minutos), com cinco gols e seis assistências
2023 - 14 jogos (374 minutos), com um gol
2024 - 12 jogos (255 minutos), com uma assistência